Notícia
"Mobile banking" vai superar a banca online em cinco anos
Em 2019 serão mais de 1,7 mil milhões de pessoas que utilizarão os telefones para aceder a aplicações bancárias. O crescimento do número de smartphones e uma melhor ligação à Internet são a chave do crescimento.
O crescimento do "mobile banking" vai ser exponencial, segundo a análise da Juniper Research. De acordo com a consultora, o número de utilizadores de aplicações móveis para aceder ao banco passará de 800 milhões para 1,75 mil milhões, em 2019.
"Nalguns mercados, o crescimento já está a acontecer, nomeadamente nos EUA, onde o Bank of America já anunciou, no ano passado, que tem mais clientes a entrar nos serviços através de telemóveis, do que no seu sistema online regular", noticiou o "Telecoms.com".
A Juniper refere que a maior parte dos bancos ainda centra muitos dos seus serviços nos sites tradicionais. Contudo, o aumento da penetração dos "smartphones" está a mudar hábitos dos consumidores.
Nos mercados emergentes, os bancos também estão a acelerar o passo neste campo, devido ao crescimento dos dispositivos móveis inteligentes, mesmo em zonas, onde o acesso à banda larga não é o ideial para este tipo de ligações.
A Juniper refere ainda que o crescimento do "mobile banking" é o passo para a afirmação de serviços como a carteira virtual, ou seja, novas formas de pagamento sem que seja necessária a utilização de um cartão multibanco.