Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Jack Ma: Disrupção tecnológica vai levar a “décadas de sofrimento”

O fundador da Alibaba, Jack Ma, alerta que a sociedade deve estar preparada para “décadas de sofrimento” com a disrupção que a internet vai trazer ao mercado de trabalho.

Bloomberg
24 de Abril de 2017 às 10:46
  • 4
  • ...

"Nos próximos 30 anos, o mundo verá muito mais dor do que felicidade". "Os conflitos sociais nas próximas três décadas vão ter impacto em todas as indústrias". Esta foi a mensagem que Jack Ma, fundador da Alibaba, quis transmitir durante uma conferência de empreendedorismo, na China, referindo-se ao futuro impacto da evolução da internet no mercado de trabalho.

O líder da maior plataforma de comércio electrónico da China considera que é necessário alterar o sistema educativo e estabelecer novas regras para trabalhar com robots de modo a "suavizar" a disrupção que esta evolução vai causar, explicou o responsável, citado pela Bloomberg.

Durante o seu discurso, Jack Ma alertou ainda que "uma vida mais longa e uma melhor inteligência artificial provavelmente levariam ao envelhecimento da mão-de-obra e a menos empregos".

Por essas razões, é da opinião que "as máquinas só devem fazer o que os seres humanos não podem". "Só assim poderemos ter a oportunidade de manter as máquinas como parceiros de trabalho com os humanos, e não como substitutas", sustentou.

As mensagens transmitidas por Jack Ma, de 52 anos, durante este discurso não são comuns, dado que o fundador da Alibaba costuma destacar o seu papel de visionário e as promessas para o futuro, como destaca a Bloomberg.

No entanto, como o próprio explicou, durante anos tentou avisar que o comércio electrónico iria alterar radicalmente o negócio dos retalhistas tradicionais, mas foram poucos os que o ouviram. Agora, quer alertar para o impacto que as novas tecnologias podem trazer para a sociedade que ninguém se surpreenda.

 

Ver comentários
Saber mais Jack Ma Alibaba ciência e tecnologia comércio electrínico robots inteligência artificial
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio