Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Inteligência artificial da Google volta a vencer humano em jogo milenar chinês

A máquina venceu o homem. Desta vez, foi o sistema de inteligência artificial AlphaGo, da DeepMind, que ganhou ao campeão do mundo do jogo milenar chinês "Go".

Bloomberg
09 de Março de 2016 às 12:42
  • ...

O programa de inteligência artificial AlphaGo, da DeepMind, empresa que faz parte da Google, venceu Lee Se-dol, o campeão mundial do jogo chinês "Go", conta a CNN esta quarta-feira, 9 de Março. Esta vitória representa um significativo avanço da inteligência artificial.

 

Esta vitória foi festejada com especial entusiasmo por parte da equipa da DeepMind. "Fizemos história!", disse o co-fundador do programa de inteligência artificial da Google, Mustafa Suleyman, no Twitter.

 

Este jogo foi realizado em Seul, na Coreia do Sul, e foi apenas o primeiro de uma série de cinco jogos entre o programa de inteligência artificial e Lee Se-dol. Se o sul-coreano ganhar, recebe um prémio de um milhão de dólares (cerca de 912 mil euros) e reafirma o seu título de campeão do mundo de "Go". Caso o AlphaGo vença, a Google vai doar o dinheiro do prémio a instituições de caridade.

 

"Go" é um jogo de estratégia em que dois jogadores posicionam pedras de cores opostas no tabuleiro e o objectivo é cercar o território do adversário. Este jogo teve origem na China, há cerca de 2,5 mil anos. Este jogo pode durar horas e, para vencer, é necessária estratégia, intuição e resistência mental, explica a CNN.

 

Ensinar este jogo aos computadores tem sido um dos objectivos mais importantes para os cientistas que desenvolvem sistemas de inteligência artificial. Demis Hassabis, CEO da DeepMind, da Google, diz mesmo que "'Go' é o jogo mais profundo que a humanidade já concebeu".

 

Já no passado mês de Outubro, a máquina prevaleceu sobre o homem. O AlphaGo derrotou o Fran Hui, o campeão europeu de "Go", por cinco vezes seguidas.

Ver comentários
Saber mais Google inteligência artificial AlphaGo DeepMind Go China
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio