Notícia
Ikea aposta em aplicação para venda de produtos em segunda mão
A Ikea Preowned é a tentativa da multinacional sueca de enfrentar empresas como o eBay e o OLX, e será testada em Madrid e Oslo durante o resto do ano, antes de ser lançada a nível mundial.
A cadeia sueca de retalho de mobiliário e design Ikea anunciou que irá lançar uma plataforma digital de venda de produtos em segunda mão - a Ikea Preowned. A notícia foi avançada pelo CEO da cadeia, Jesper Brodin, numa entrevista ao Financial Times.
A Ikea Preowned é a tentativa da multinacional sueca de enfrentar empresas como o eBay e o OLX, e será testada em Madrid e Oslo durante o resto do ano, antes de ser lançada a nível mundial.
Segundo o Financial Times, a aplicação permite aos clientes disponibilizar o artigo da Ikea que pretendem vender, juntamente com as fotografias e o preço que estão a pedir. Ao mesmo tempo, a base de dados da Ikea, alimentada por inteligência artificial (IA), acrescenta as suas próprias imagens promocionais e medidas do artigo em questão.
A partir daí, o comprador pode recolher a mobília diretamente ao vendedor, que recebe o pagamento em dinheiro ou através de um vale da Ikea com um bónus de 15%.
Ao Financial Times, James Brodin afirmou que "há já algum tempo que este é um sonho em construção". Referiu ainda que "estamos numa posição na Ikea em que podemos fazer coisas mais avançadas e interessantes. Há uma confiança incrível na evolução da empresa no domínio digital."
A Ikea já conta com uma pequena oferta no que toca aos produtos em segunda mão - a empresa compra mobiliário usado aos clientes, que depois revende em loja. Mas a nova plataforma é mais ambiciosa, e pretende ligar os clientes diretamente uns aos outros, de forma a ser possível a venda e compra de produtos em segunda mão, sem a Ikea como intermediário.
A notícia surge uma semana depois de a cadeia sueca ter anunciado outra inovação: uma frota de drones alimentados por IA, concebidos para ajudar a gerir o inventário nos gigantescos armazéns da empresa.