Notícia
Francisco Vilaça assume liderança da Uber em Portugal
Francisco Vilaça vai assumir o cargo de diretor-geral da Uber no mercado português, sucedendo a Manuel Pina. O novo diretor-geral da operação portuguesa da plataforma de mobilidade liderava desde maio do ano passado as operações de “ride-sharing” na Europa do Sul.
Francisco Vilaça é o novo diretor-geral da Uber em Portugal. O anúncio foi feito esta segunda-feira pela plataforma de mobilidade, depois de ser anunciado que Manuel Pina, o anterior responsável para o mercado português, vai assumir funções como líder da operação do "marketplace" Otovo em Portugal.
"Nos últimos anos, o Manuel Pina desempenhou um papel fundamental na construção do nosso negócio de ride-sharing e no posicionamento de Portugal na vanguarda da mobilidade sustentável na Europa. Agradecemos muito a liderança do Manuel e desejamos-lhe o maior sucesso na sua nova aventura profissional", indica o comunicado da Uber em Portugal.
A empresa indica que Francisco Vilaça estava nas "últimas semanas" a preparar-se para assumir a liderança desta operação. O novo diretor-geral da Uber para este mercado lançou o serviço de partilha de bicicletas Jump e liderava desde maio de 2021 as operações de ride-sharing para a Europa do Sul.
Francisco Vilaça tem um currículo na área de gestão de operações e cadeias de logística, implementação estratégica de negócio e liderança de equipas. Vilaça passou por companhias como a LOVYS, Unilever ou também a Jerónimo Martins. No percurso internacional conta com uma passagem pelo Brasil, onde desempenhou funções na consultora Falconi, tendo sido responsável por projetos nas áreas de telecomunicações, retalho e comércio eletrónico.
O novo diretor-geral da Uber Portugal iniciou o percurso académico no Instituto Superior Técnico, tendo concluído mais tarde um MBA em Gestão de Negócios pela IESE Business School, em Barcelona, e pela London Business School.