Notícia
Efacec "lançada" ao espaço (act.)
A Efacec tem tecnologia incorporada no satélite Alphasat, que foi lançado, da Guiana Francesa, esta quinta-feira, 25 de Julho, ao fim do dia. Veja o vídeo de lançamento.
A Efacec está presente no Alphasat, o satélite de comunicações que esta quinta-feira, 25 de Julho, foi lançado no Espaço. O projecto envolveu um valor de três milhões de euros.
Segundo explica a empresa o que está instalado pela Efacec no Alphasat são o CTTB e o MFS. O primeiro destina-se a testar os componentes electrónicos. Para isso inclui um núcleo com uma carta de fonte de alimentação, uma carta de processamento, uma carta de distribuição de energia e três cartas de experiências.
O MFS é um equipamento electrónico que permite detectar o impacto de protões, electrões, partículas Alpha e outros iões, reconhecê-las e medir a sua energia criando histogramas, explica a Efacec.
O lançamento aconteceu na Guiana Francesa por volta das 21 horas em Lisboa. A ESA (Agência Espacial Europeia) descreve o Alphasat como "o maior e mais sofisticado satélite de telecomunicações europeu".
O Alphasat foi construído pela Astrium (da EADS) em parceria com a Agência Espacial Europeia e a britânica Inmarsat.
De acordo com uma comunicação da Efacec, esta não é a primeira entrada em órbita da empresa. Em Fevereiro de 2008 a Estação Espacial Internacional recebeu o EuTemp, que trabalhou no váculo durante 18 meses e que já regressou à terra.
A empresa portuguesa está ainda a desenvolver o monitor de radiação para a missão BepiBolombo, que pretende lançar em 2016 uma sonda espacial que vai orbitar o planeta Mercúrio.
(Notícia actualizada depois do lançamento)