Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Director da Cibersegurança demitiu-se porque ministro “não cumpriu” com promessas

Pedro Veiga explicou, à TSF, a razão da sua demissão do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS). Promessas do ministro que não foram cumpridas estão no topo da lista.

Inês Lourenço
10 de Maio de 2018 às 17:00
  • ...

O coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), Pedro Veiga, demitiu-se do cargo. A notícia foi avançada esta quarta-feira, 9 de Maio, pela Lusa, que confirmou a informação junto do gabinete da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.

 

"Foi-me prometido pelo sr. ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior [Manuel Heitor] um certo conjunto de alterações que eu considerava imprescindíveis e isso não foi cumprido", disse Pedro Veiga em entrevista à TSF.

O responsável critica também o facto de a gestão do domínio "PT" estar em mãos privadas em vez de ser gerido pelo CNCS. Além de questões de segurança, relacionadas com a gestão do domínio "PT" também há questões financeiras. A associação DNS.PT, que faz esta gestão, recebe dois milhões de euros por ano e o responsável tem dúvidas quanto ao uso desta quantia recordando que foi construído "um edifício de 2,5 milhões de euros no centro de Lisboa para uma associação que tem 17 pessoas a trabalhar".

 

Pedro Veiga volta a criticar o ministro, afirmando que há "sérios conflitos de interesses" na gestão da DNS.PT, conflitos esses que chegaram ao conhecimento de Manuel Heitor. "Pelos vistos, o sr. ministro (...) ignorou as recomendações", concluiu.

Ver comentários
Saber mais Maria Manuel Leitão Marques Pedro Veiga Manuel Heitor coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio