Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

ChatGPT chega ao iPhone e é a nova aposta da Apple para alavancar as vendas

As ferramentas com recurso ao ChatGPT só vão estar disponíveis nos modelos mais recentes da gigante tecnológica.

Lusa/EPA
11 de Dezembro de 2024 às 15:12
  • ...

Os produtos da Apple já podem contar com um novo aliado de peso no seu arsenal. Esta quarta-feira, a gigante tecnológica começou a integrar nos seus dispositivos o ChatGPT da OpenAI, um passo em frente no plano da empresa liderada por Tim Cook para desenvolver novas ferramentas com recurso à inteligência artificial (IA).

A integração do ChatGPT faz parte da nova atualização do iOS - o sistema operativo de dispositivos como o iPhone, o iPad e os computadores Mac – e tem sido bastante aguardada pelos investidores, que esperam que esta nova ferramenta alavanque as vendas dos produtos do universo Apple.

A assistente virtual Siri não vai ser substituída, mas vai, sim, conseguir aceder às funcionalidades e potencialidades que este "chatbot" tem para oferecer. Por exemplo, os utilizadores vão poder pedir à Siri que crie textos e imagens, através desta ferramenta de IA.

A integração do ChatGPT acontece no pico da época natalícia, altura em que, tipicamente, a Apple regista o seu melhor período em termos de vendas. No entanto, e apesar de fazer parte da nova atualização do sistema iOS, esta ferramenta só vai estar disponível nos dispositivos da Apple mais recentes, como é o caso do iPhone 16 e as versões Pro e Pro Max do modelo anterior.

A Apple está a apostar nas ferramentas com recurso à IA, numa altura em que os investidores têm se mostrado apreensivos com o crescimento abaixo da média da empresa em relação ao restante mercado dos smartphones. Em 2024, a venda destes dispositivos voltou a registar uma tendência de crescimento, depois de vários anos a recuperar dos efeitos da pandemia.

No entanto, e de acordo com um estudo da consultora IDC lançado no final de novembro, as vendas de iPhones aumentaram apenas 0,4% este ano, o que contrasta com um crescimento de 6,2% no setor - um valor que equivale a 1,24 mil milhões de unidades vendidas.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio