Notícia
Atena compra Redshift com mais de 100 trabalhadores a Manso
A “private equity” portuguesa, que detém empresas como a Science4you e a rede de clínicas dentárias Malo, adquiriu 51% do grupo de cibersegurança e tecnologias de informação em parceria com o britânico Simon Church, mantendo-se João Manso como acionista e CEO.
Em 2010, o ex-militar João Manso, que trabalhou para a Força Aérea Portuguesa e para a NATO durante 22 anos, fundava a Redshift, empresa especialista em cibersegurança e tecnologias de informação, tendo começado com uma equipa de apenas duas pessoas.
22 de fevereiro de 2024: fechado o exercício de 2023 com uma faturação superior a 12 milhões de euros, o que traduz "um crescimento de dois dígitos face ao ano anterior", e "mais de uma centena" de trabalhadores, João Manso prescinde do controlo acionista da empresa, mantendo-se no capital e no cargo de CEO.
"A Atena Equity Partners, através do fundo Atena II, adquiriu uma participação maioritária no grupo Redshift", revela a "private equity" , que detém um portefólio constituído por empresas como a Science4you, a Matcerâmica ou a rede de clínicas dentárias Malo.
"A aquisição de 51% do capital foi realizada em parceria com Simon Church, prestigiado profissional na área de cibersegurança, sendo que a equipa de gestão se mantém na empresa e alinhada com os seus objetivos de crescimento", realça a Atena, que não divulga o valor da transação.
Com o Atena II a controlar a operação, a sua entrada nesta tecnológica "pretende materializar o potencial da empresa, explorando oportunidades de desenvolvimento orgânico e por aquisições", sendo que "a ambição de todos os acionistas é tornar a Redshift líder em Portugal e acelerar o seu crescimento internacional".
"O investimento da Atena na Redshift reconhece o trabalho que desenvolvemos até hoje e cria as condições para acelerarmos o nosso crescimento. Com a Atena e o Simon reforçamos a nossa proposta de valor e competitividade, beneficiando do conhecimento e recursos que nos oferecem", afirma João Manso.
Já Miguel Lancastre, sócio fundador da Atena Equity Partners, realça que "a Redshift opera num setor aliciante, com taxas de crescimento elevado, e apresenta um grande potencial de crescimento", pelo que, afiança, "ao juntarmos a competência da equipa da Redshift com o ‘know how’ do Simon e as capacidades e recursos da Atena, criamos condições para explorar todo o seu potencial".
Daí que na Atena se manifestem "muito entusiasmados com este investimento, que é o culminar de meses de trabalho por parte da nossa equipa de investimento e acompanhamento de operações", enfatiza Lancastre.
Para Simon Church, "a Redshift apresenta um potencial de desenvolvimento muito interessante, tanto no mercado português como no exterior, utilizando a sua equipa altamente competente e soluções distintivas", sinalizando a ambição de "levar a empresa para um novo patamar, potenciando as suas mais-valias e criando ainda mais valor para clientes, colaboradores, parceiros e acionistas".
Simon Church tem mais de 30 anos de experiência no sector das tecnologias de informação e mais de duas décadas na área específica da cibersegurança.
O gestor e especialista, que vai integrar o conselho de administração da Redshift, é "chairman" da Xalient "e um conhecedor do mercado português e mundial", tendo sido CEO da Maxive Cyber Security, grupo alienado pela Sonae à Thales e que incluía a S21sec.
Anteriormente, Church ocupou cargos de liderança executiva em empresas como NTT Security, Vodafone, Optiv, Verisign e NetIQ, sendo também membro dos conselhos consultivos da Glasswall e da Persefoni.
O grupo Redshift é especializado em soluções e serviços de cibersegurança, "cloud", "low code" e "information management", contando com instalações em Lisboa e Porto, Beja e Angra do Heroísmo.
Garantindo ter "mais de 150 clientes em todo o mundo", com destaque para setores de mercado como a Administração Pública, banca, indústria, saúde, seguros, telecomunicações, transportes e "utilities", o grupo integra as empresas Redshift Consulting, Redshift Solutions e Redshift Innovation e afiança que trabalha "com as principais empresas mundiais de software".
A Redshift é o nono investimento do Atena II, fundo que, desde 2021, já concretizou, entre outras operações, o investimento em cinco unidades hospitalares e clínicas nas áreas da Grande Lisboa, Grande Porto e Santarém, na farmacêutica nacional Sidefarma, na empresa têxtil de acabamentos de luxo Quinta & Santos – Score e da especialista em embalagens de plástico flexível e filmes técnicos Plastrofa.