Notícia
Apple poderá enfrentar primeira queda nos lucros numa década
O presidente executivo da Apple, Tim Cook, está a sentir a pressão, numa altura em que as vendas do iPhone estão a abrandar e surge no ar a hipótese de que os lucros da empresa possam cair, pela primeira vez no espaço de uma década.
Apenas 18 meses após ocupar a cadeira deixada por Steve Jobs, Tim Cook está a enfrentar cada vez mais dificuldades com o aumento dos custos, a crescente competição da Samsung, e o abrandamento das vendas do iPhone.
Um relatório de lucros que sairá amanhã poderá mostrar que o primeiro trimestre fiscal da empresa terá um queda de 2% nos resultados, para 12,8 mil milhões de dólares, cerca de 9,6 mil milhões de euros, de acordo com as estimativas dos analistas consultados pela Bloomberg. A projecção de vendas dos analistas estima um aumento de 18%, para 54,8 mil milhões de dólares, o menor crescimento desde 2009.
As acções da Apple caíram quase 30% desde Setembro, suprimindo quase 190 mil milhões de dólares do valor de mercado, fruto da diminuição das vendas do iPhone e do iPad. Cook reformulou a linha de produtos da empresa pela primeira vez antes da época de Natal, e os resultados irão mostrar se o esforço será recompensado.
“O sentimento não poderia ser pior”, afirmou Peter Karazeris, analista da Thrivent Financial for Lutherans, que detém cerca de 647.000 acções da Apple. “É preciso alguma coisa fundamental para inverter a situação, e veremos se eles são capazes de a inventar”.
A Apple costuma apresentar resultados que ultrapassam até as previsões mais optimistas, e é possível que o faça amanhã. Desde 2006, apenas em três trimestres a empresa não excedeu as expectativas dos analistas, de acordo com dados da Bloomberg.