Notícia
Analistas esperam ver lucros da TSMC disparar 58% à boleia da IA
No último ano, a fabricante taiwanesa de chips já valorizou mais de 87% em bolsa. Enorme procura por semicondutores alimenta subida.
O aumento exponencial da procura por semicondutores, à boleia do 'boom' da inteligência artificial (IA), vieram trazer ainda melhores notícias ao maior produtor mundial de chips, a twainesa TSMC.
Com clientes como a Apple e a Nvidia, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co., espera ver, na quinta-feira (dia em que divulga as contas trimestrais), os lucros do último trimestre do ano dispararem. A estimativa de 22 analistas da LSEG SmartEstimate, citada pela Reuters, aponta para um salto de 58% nos lucros, para os 377,95 mil milhões de dólares taiwaneses (cerca de 11,19 mil milhões de euros) no fim de dezembro.
Já no terceiro trimestre a fabricante de chips tinha registado um aumento de 54% nos lucros, impulsionada pela procura por dispositivos que possam ser usados para IA.
A TSMC tem investido milhares de milhões em fábricas no estrangeiro, incluindo três nos EUA, mas garante que o fabrico de chips se vai manter maioritariamente em Taiwan.