Notícia
Amazon inaugura na Índia o seu maior edifício no planeta
Numa obra que demorou três anos para ser finalizada, o novo campus em Hyderabad é o primeiro prédio de propriedade da Amazon fora dos EUA.
A Amazon.com inaugurou esta quarta-feira em Hyderabad, no sul da Índia, o seu maior campus, como parte dos preparativos para uma expansão agressiva e para a batalha contra a Walmart num dos mercados de retalho com maior crescimento no planeta.
A gigante sediada em Seattle faz uma investida ousada na Índia, a última grande fronteira do retalho, que ainda conta principalmente com lojas familiares e de bairro. "O e-commerce é ínfimo na Índia em relação ao consumo total, menos de 3%", disse Amit Agarwal, gestor das operações indianas da Amazon.
O país em grande parte inexplorado é fundamental para os planos de domínio global da Amazon e da Walmart. Esta última gastou 16 mil milhões de dólares no ano passado na aquisição da maior start-up indiana, a retalhista Flipkart Online Services. O fundador da Amazon, Jeff Bezos, prometeu colocar 5,5 mil milhões de dólares nas operações na Índia.
Numa obra que demorou três anos para ser finalizada, o novo campus em Hyderabad é o primeiro prédio de propriedade da Amazon fora dos EUA. São aproximadamente 170.000 metros quadrados de espaço para escritórios — 50 vezes a área do mausoléu Taj Mahal — que serão ocupados por 15.000 trabalhadores. "Os maiores edifícios em Seattle abrigam cerca de 5.000 funcionários", observou John Schoettler, vice-presidente da divisão global de instalações e imóveis da Amazon. Segundo este responsável, o campus era o maior da companhia no mundo, mas tem espaço de sobra para se expandir.
"Esta instalação irá desenvolver serviços em todo o globo", acrescentou Agarwal, citando como exemplos os produtos e serviços AWS, Kindle, Alexa, Amazon.in e Amazon Home Services, que estão a "inovar" em atividades como buscar produtos à porta do utilizador e reparações de aparelhos eletrónicos.
Além de inaugurar o novo complexo, a Amazon está a investir noutras frentes na Índia. A companhia negoceia a compra de uma participação de 10% numa das maiores redes de lojas do país, a Future Retail, segundo pessoas próximas das conversações. A imprensa local noticiou que a Amazon pretende oferecer serviços de entrega de comida na Índia e negoceia com diversas empresas de alimentos para dar início às operações.
A Amazon iniciou as operações de retalho na Índia em 2013 e, desde então, adicionou vários serviços para impulsionar as vendas, incluindo a produção de filmes ao estilo Bollywood para embalar o programa de fidelidade Prime Video neste país de amantes do cinema. A adesão ao Prime na Índia duplicou nos últimos 18 meses, segundo Agarwal, que ainda espera "um crescimento tremendo" adiante.