Notícia
Operadoras e fabricantes preparam cartão SIM remoto
As novas especificações irão permitir accionar remotamente cartões móveis em equipamentos "wearable". A associação que junta os "players" do sector diz que um dos objectivos é ligar vários dispositivos.
Em breve, será possível accionar remotamente um cartão SIM que terá o nome, eSIM, a vários equipamentos móveis, anunciou a Groupe Speciale Mobile Association GSMA, associação que agrupa vários operadores de telecomunicações a nível mundial.
A GSMA refere que foram publicadas alterações regulatórias que permitem levar a cabo as mudanças tecnológicas para implementar este mega projecto e activar "remotamente o eSIM integrado num equipamento como o 'smart watch' ou o 'tablet'", adiantou a entidade em comunicado.
Segundo o mesmo comunicado, esta tecnologia "irá permitir o desenvolvimento de uma nova geração de equipamentos que poderão ser ligados em segurança a uma qualquer rede móvel".
A GSMA referiu ainda que esta é a única especificação "interoperável que permite apoiar toda a indústria móvel (operadores e fabricantes de equipamentos)". O responsável de tecnologia da GSMA, Alex Sinclair, referiu ainda que estas alterações "irão permitir que os consumidores tenham a liberdade de ligar remotamente equipamentos 'wearables' [relógios, pulseiras, etc.] a uma rede móvel à sua escolha".
A associação salientou também que esta iniciativa não tem como objectivo "substituir todos os cartões SIM no mercado" e sim ajudar a ligar vários dispositivos e impulsionar o desenvolvimento de equipamentos "mais pequenos e leves, mais adequados às aplicações 'wearable'".
O projecto tem o apoio dos maiores operadores do mundo, AT&T, CK Hutchison, Deutsche Telekom, Etisalat, EE, KDDI, NTT DOCOMO, Orange, Rogers, SFR, Sprint, Telefónica, Telenor, TeliaSonera, Telstra, TIM, Transatel, Verizon e Vodafone. Bem como dos vendedores de cartões SIM, Gemalto, Giesecke & Devrient, Morpho (Safran), Oasis Smart SIM, Oberthur Technologies, Qualcomm, STMicroelectronics, e Valid, dos fabricantes de dispositivos móveis como a Apple, Huawei, LG, Microsoft, Sony e Samsung. A Nokia e o fornecedor Trustonic também apoiam.