Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

The Journey. Empresas de turismo juntam-se para acelerar projectos inovadores

O Turismo de Portugal juntou-se a parceiros como Agência Abreu, Airbnb, Amadeus, Cityrama, Nos, grupo Barraqueiro e Grupo Pestana para lançar um acelerador “inovador” de projectos na área do turismo. As candidaturas abrem esta quinta-feira.

Pedro Rocha Vieira é um dos organizadores do evento Bruno Simão
16 de Março de 2017 às 11:40
  • ...

O turismo é uma actividade que tem vindo a crescer em Portugal. Os números divulgados pelo INE esta quarta-feira, 15 de Março, indicam que, em Janeiro, a "hotelaria registou 984,6 mil hóspedes", mais 14% que em Janeiro do ano passado. E registou 2,4 milhões de dormidas, mais 12,6% comparando com o primeiro mês de 2016.

As perspectivas dos actores do sector apontam que o ano de 2017 vai ser muito positivo.


Com este cenário como panorama de fundo, o Turismo de Portugal e vários parceiros, como a Agência Abreu, Airbnb, Amadeus, Cityrama, Nos, grupo Barraqueiro e grupo Pestana, decidiram juntar-se para criar um acelerador de projectos do sector do turismo, o The Journey.

"Em momentos de crescimento é importante investir em inovação e criar soluções que contribuam para uma oferta mais competitiva e diferenciadora, que possa contribuir para o crescimento a longo prazo. Assim, procurámos desenhar um programa estritamente focado em temas de turismo, que englobasse parceiros líderes nos principais eixos de negócio e da experiência do turismo", conta ao Negócios Pedro Rocha Vieira, co-fundador e CEO da Beta-i, entidade que organiza este acelerador.


O responsável explica ainda que "os vectores em torno dos quais tentámos desenhar o programa são a experiência no destino, a optimização das operações e o turismo sustentável". "Assim, estamos à procura de start-ups que encaixem nestes moldes, e que tenham já um MVP (produto mínimo viável), ou protótipo funcional, pronto para ser pilotado a partir de Setembro. O objectivo é proporcionar um ‘encaixe’ entre os negócios dos parceiros e das start-ups, e vamos preferencialmente olhar para aquelas equipas que nos pareçam próximas de conseguir isso".


As candidaturas vão abrir esta quinta-feira, 16 de Março. Posteriormente à fase de candidaturas, e depois de serem seleccionadas até 25 start-ups, vai realizar-se um bootcamp – de 26 a 30 de Junho – do qual vão sair as 15 empresas que vão participar no programa de aceleração. A partir de 11 de Setembro arrancam nove semanas de aceleração. O último dia vai ser 3 de Novembro.


Nuria Lozano, Strategic Partnerships for Spain & Portugal da Airbnb, conta ao Negócios, que este programa de aceleração "é muito específico e encaixa, perfeitamente, nos nossos valores, pois a Airbnb está em constante evolução e a procurar satisfazer as necessidades dos seus utilizadores". Com este programa, acredita, o futuro das viagens vai ser debatido "um ponto fulcral para a sustentabilidade do turismo e das próprias cidades ou destinos".

"Esperamos ver ideias criativas que envolvam conceitos como sustentabilidade e viagens. Estes dois conceitos têm de estar, cada vez mais, interligados para se ter um turismo saudável e que coabite em perfeita harmonia com a vida própria das cidades e de quaisquer outros destinos", conclui.

O grupo Barraqueiro, que "tem no seu ADN o espírito empreendedor", é também um dos parceiros deste programa. Pedro Neto, director-geral do grupo Barraqueiro, defende que "inovar é a chave para a diferenciação num mercado tão competitivo como este".
Por isso, participam neste projecto que "no fundo, vem na continuidade da estratégia definida e m curso".


A Agência Abreu sinaliza que se associaram a este processo não tanto por "necessidade" mas pelo "interesse em receber inputs de fontes externas relevantes é algo que faz parte da nossa história e da nossa cultura empresarial, num contexto de abertura e interacção com outras realidades, outros focos de interesse, outras maneiras de fazer".


"Gostaríamos, acima de tudo, que daqui resultasse uma abordagem prática e focada, fazendo emergir empresas e soluções inovadoras, com praticidade, viabilidade e, desejavelmente, com real impacto no negócio e na percepção do sector", remata a administração da empresa em declarações por escrito.

Ver comentários
Saber mais Pedro Rocha Vieira Agência Abreu Airbnb Barraqueiro Pestana The Journey
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio