Notícia
Startup Visa: a porta de entrada das start-ups indianas em Portugal
O Governo anunciou o lançamento do “Startup Visa”, uma medida para as start-ups indianas que queiram lançar as suas empresas em Portugal. O “Startup Visa” abrange também licenciados em engenharia e em tecnologias da informação e comunicação.
O Governo português anunciou esta segunda-feira, 9 de Janeiro, na Índia durante a cimeira India - Portugal, o "Startup Visa", um programa de facilitação de vistos para empreendedores indianos. Este programa tem como destinatários os empreendedores indianos que querem lançar as suas start-ups em Portugal. Licenciados em Engenharia e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão também abrangidos por esta medida, de acordo com o comunicado enviado às redacções.
"O ‘Startup Visa’ está desenhado para facilitar o acesso a Portugal e a concessão de títulos de residência e de trabalho para estas categorias específicas dos requerentes de vistos", pode ler-se no documento.
Além disso, durante este evento foi assinado um Memorando de Entendimento entre o Startup Portugal (a estratégia nacional para o empreendedorismo) e a Invest India. Este memorando tem três objectivos: dar um ambiente empresarial favorável e a orientação necessária às start-ups para os seus negócios na Índia e em Portugal; a coordenação entre os dois Governos, investidores, incubadores, consultores, universidades e instituições de desenvolvimento e pesquisa para fortalecer o sector das start-ups em ambos os países; e, por fim, assistir as start-ups durante o seu ciclo de vida em aspectos como financiamento, expansão de mercado, aconselhamento na estruturação do negócio e na comercialização de tecnologia.
"Mais de 700 empreendedores, oriundos da Índia, estiveram em Portugal para o Web Summit, no passado mês de Novembro. Ajudaram-nos a entender que Lisboa se tornou tão competitiva como Londres ou São Francisco, no que diz respeito à escolha de um lugar para começar uma empresa", disse João Vasconcelos (na foto), Secretário de Estado da Indústria, no arranque deste evento, de acordo com o comunicado.