Notícia
Start-up de carros autónomos busca financiamento
A nuTonomy, uma start-up que está a desenvolver um carro autónomo, está em negociações para captar uma ronda de vários milhões. Esta empresa é apoiada pelo chairman da Ford Motor, Bill Ford, e pelo Governo de Singapura.
A nuTonomy, uma start-up que está a desenvolver um carro autónomo (que não precisa de condutor), fechou uma ronda de financiamento de 16 milhões de dólares em Maio. Mas não quer ficar por aqui. A start-up com sede nos Estados Unidos e em Singapura quer angariar mais capital e terá já mesmo tido discussões com potenciais investidores para uma nova ronda.
Karl Iagnemma (à esquerda na foto), CEO da nuTonomy, em entrevista à Bloomberg, disse que a empresa tem recebido manifestações de interesse "de todos os cantos do mundo porque [investir na empresa] é uma oportunidade global". "O desafio é encontrar os investidores certos e ter a certeza que estão alinhados com os grupos [de investidores] que partilham a nossa visão estratégica", acrescentou.
Esta start-up que é já apoiada pelo chairman da Ford, Bill Ford, e pelo Governo de Singapura procura fechar a próxima ronda até ao final do primeiro semestre do próximo ano. O líder da empresa antecipa que o montante do próximo investimento será consideravelmente superior aos 16 milhões de dólares angariados já este ano.
As empresas tecnológicas e as companhias automóveis estão a trabalhar para construir carros com capacidade para não precisarem de humanos à frente do volante. No passado mês de Agosto, esta empresa apresentou um programa piloto para um táxi autónomo e anunciou a sua aliança com a Grab, uma plataforma que disponibiliza um serviço de partilha de viagens na Ásia. A nuTonomy foi fundada em 2013 quando Karl Iagnemma e Emilio Frazzoli faziam investigação na área das tecnologias para veículos inteligentes e robótica.
"Basicamente, um dia acordámos e tomámos consciência que o trabalho que andávamos a fazer, toda a nossa carreira, está agora no centro de uma grande oportunidade mundial", disse à Bloomberg Iagnemma. "Seria uma loucura não tentar comercializar a tecnologia e tê-la implementada o mais rapidamente possível", acrescentou.
A nuTonomy tem parcerias com várias construtoras automóveis como é o caso da Jaguar Land Rover.