Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Josh Miller: "Quando estão a tentar angariar dinheiro, nunca peçam"

O fundador do Branch esteve em Lisboa e deu algumas dicas aos empreendedores: procurem mentores para os ajudarem, peçam conselhos a potenciais investidores e construam algo que possam mostrar.

Pedro Elias/Negócios
25 de Março de 2014 às 00:01
  • ...

Josh Miller estava no último ano da faculdade, em Princeton, nos Estados Unidos, quando decidiu deixar os estudos. "Há dois anos, ia para o meu último ano na universidade, nos EUA. Estava a estudar Sociologia (...) e, mesmo antes do meu último ano começar, fui ter com a minha mãe e [disse-lhe]: ‘vou sair e vou começar uma empresa’. Ela riu-se, pensando que era uma anedota", contou Miller, durante a Conferência "Go Youth", que decorreu em Lisboa, há uma semana.

Mas não era uma brincadeira. Dois anos depois, a sua start-up, a Branch – que permite que as pessoas falem sobre conteúdos que estão na Internet – foi comprada pelo Facebook por 15 milhões de dólares (11 milhões de euros), de acordo com a imprensa internacional.

Na capital portuguesa, Miller aproveitou para deixar algumas dicas "para facilitar o caminho" aos empreendedores. Com 24 anos, o fundador da Branch, defende que "se tens uma ideia e queres angariar dinheiro, tens de construir um protótipo". É necessário "construir algo que possam mostrar" aos investidores. Por outro lado, aponta que são necessários mentores. "Não podes fazê-lo sozinho. Precisas da ajuda daqueles que já o fizeram antes. Têm de encontrar mentores", afirmou.

No entanto, ao Negócios, Miller reconheceu que é possível criar uma start-up e fazer com que esta seja bem sucedida, sem mentores. "Claro que podes. Queria combater a visão de que existem visionários que têm um ADN especial e que [são] capazes de fazer tudo sozinhos", justificou. Como mentores, Miller teve Evan Williams, criador do Twitter e do Blogger, e Biz Stone, co-fundador do Twitter.

"O Twitter fez várias parcerias e descobriram que isso não os ajudou a crescer. O facto de nos terem dito que isso não funcionou [com eles], para [nós] significou que não desperdiçámos tempo com isso", explicou ainda Miller.

Por outro lado, "quando andam a tentar arranjar dinheiro, nunca peçam", defende o criador desta start-up, sugerindo aos empreendedores que, quando vão para reuniões com investidores, levem "perguntas e peçam conselhos".

Quando questionado pelo Negócios sobre qual foi o maior desafio que enfrentou, Miller não hesitou muito ao responder: "administrar uma empresa e gerir pessoas é muito difícil".

"Gerir uma equipa de pessoas é algo que exige tempo e experiência. Felizmente, tive mentores que me ensinaram. Isso foi muito difícil", argumenta.

 
"Gerir equipas exige tempo e experiência"

Como é que surgiu a ideia da Branch?

Interesso-me muito por política e economia e frequentemente achava que o que lia era parcial. Na televisão ou na rádio têm vários convidados e têm uma conversa. Achei que isso é uma grande ajuda para ter-se várias perspectivas. [Por isso decidi] fazer isso na Internet. Podes "twittar", escrever num blog, porque é que não podes ter uma conversa nesse formato? Foi essa basicamente a inspiração para a ideia.

 

Que desafios enfrentou quando começou a sua start-up?

Administrar uma empresa e gerir pessoas é muito difícil. A questão das start-ups é que qualquer pessoa pode escrever num computador e fazer algo. Com qualquer idade é possível. Mas gerir uma equipa é algo que exige tempo e experiência. Felizmente, tive mentores que me ensinaram. Foi muito difícil.

 

Disse que é essencial ter mentores. Sem mentores não é possível?

Claro que é possível. Mas há muitas coisas que as pessoas viveram e... por que não evitar aquele erro [que outros cometeram]? Isso foi muito do que recebemos dos nossos mentores, não apenas dos [membros do] Twitter: "nós tentámos isto e não funcionou". O Twitter fez várias parcerias e descobriram que isso não os ajudou a crescer. O facto de nos terem dito que isso não funcionou para eles, significou que não desperdiçámos tempo com isso.

Ver comentários
Saber mais Josh Miller Branch start-up
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio