Notícia
Mercado secundário da Seedrs transacciona acções de 40 empresas na estreia
A primeira janela de negociação encerrou com a compra de 57 lotes de acções. A plataforma luso-britânica de "equity crowdfunding" fala de "retornos significativos" para os investidores.
Um total de 57 lotes de acções, entre os 138 lotes que estavam listados de mais de 80 empresas elegíveis, foi comprado por investidores durante o primeiro mercado secundário de acções da Seedrs, que arrancou a 6 de Junho e encerra esta terça-feira, 13 de Junho.
Segundo o balanço feito pela maior plataforma europeia de "equity crowdfunding", que em 2016 gerou investimentos superiores a cem milhões de euros, nesta primeira oportunidade de "trading" aberta no mercado secundário, os investidores obtiveram "um retorno significativo" e houve mesmo transacções, das realizadas em 40 empresas que viram as suas acções compradas, que "geraram um retorno de 19 vezes".
Para a próxima janela de negociação, com início agendado para 4 de Julho, já entraram mais de 275 pedidos para vender, informou ainda a plataforma luso-britânica, que em Maio passado anunciou a criação desta espécie de bolsa alternativa para os investidores que apostam em empresas através desta ferramenta.
Através da Seedrs, as start-ups podem lançar uma campanha para a obtenção de financiamento. Assinalam o montante que pretendem arrecadar e qual o destino que esse dinheiro terá. Os investidores interessados financiam a empresa num determinado montante e passam a ser accionistas dessa empresa. Mas como esta classe de activos obrigava a maioria das acções a permanecer ilíquida por algum tempo – os investidores tinham de aguardar por um IPO ou uma venda da empresa –, a plataforma decidiu lançar um mercado secundário, onde estas acções podem ser transaccionadas.
"Antes de a Seedrs lançar um mercado secundário, já tinha completado 213 transacções secundárias de 129 empresas, transferindo mais de 2,5 milhões de acções no valor de 728 mil libras (825 mil euros) de 148 investidores. No entanto, o mercado secundário levou essa capacidade a novos níveis e as oportunidades potenciais que nossas janelas de negociação mensais trazem para compradores, vendedores e empresários tornam esse desenvolvimento incrivelmente excitante", resumiu, citado numa nota de imprensa, o director de Investimentos da Seedrs, Thomas Davies.