Notícia
Governo prevê gastar quase 340 milhões no Startup Portugal
O Startup Portugal representa uma despesa de quase 340 milhões de euros. Governo quer ainda dinamizar a moda e o design, de acordo com o que é revelado no Plano Nacional de Reformas.
O Governo prevê gastar 339,480 milhões de euros com a iniciativa Startup Portugal, a estratégia nacional de apoio ao empreendedorismo, de acordo com os valores inscritos no Plano Nacional de Reformas - as linhas gerais e prioridades que o Governo pretende concretizar durante a legislatura.
Destes quase 340 milhões de euros de investimento no empreendedorismo, uma fatia significativa é oriunda dos fundos comunitários do Portugal 2020: o montante ascende a 322,920 milhões de euros. O objectivo desta medida é dinamizar um ecossistema "coerente" e que incentive o surgimento de start-ups e a aceleração do seu crescimento. E o Executivo de António Costa espera apoiar mil empresas neste programa.
Já o Programa Semente - medida que estava já incluída no programa de Governo e que está no Startup Portugal - tem como principal missão implementar um quadro de incentivos fiscais para a promoção do empreendedorismo e de incentivo a empresas em fase start-up ou nos primeiros anos. E não tem implicações orçamentais. Não é referida uma meta para a execução desta iniciativa.
Está igualmente inscrito no Plano Nacional de Reformas a promoção de políticas públicas de design e moda na indústria. O objectivo é definir e implementar "uma política pública de introdução do design e da arte na indústria, essencial para promover o potencial criador quer em empresas existentes, quer no apoio de novos empreendedores e de novas ofertas no mercado".
O Governo prevê mesmo implementar uma nova estratégia do design e da moda até 2019. Medida não tem implementações orçamentais e não são indicadas metas para a execução desta iniciativa.