Notícia
Free Electrons: Start-up portuguesa de micro-inversores de malas feitas para Silicon Valley
Há uma start-up portuguesa que vai participar no Free Electrons, um programa mundial de aceleração de start-ups. Este programa é promovido por um consórcio de utilities do qual a EDP faz parte.
As eleitas para participarem no programa de aceleração de start-ups Free Electrons já estão escolhidas. Uma é portuguesa.
"Após análise detalhada e votação de todas as utilities envolvidas, das 451 start-ups inscritas, foram seleccionadas quatro start-ups dos EUA, duas de Israel e uma de cada um dos seguintes países: Portugal, Inglaterra, Alemanha, Irlanda, Suíça e Índia", refere o comunicado enviado às redacções.
A empresa nacional é a BeOn Energy, que se dedica à comercialização de micro-inversores, foi assim a escolhida. De acordo com o documento, os "micro-inversores servem para transformar a corrente contínua em corrente alternada de forma a injectar na rede a energia produzida pelos painéis solares". A BeOn Energy é fornecedora de micro-inversores para a própria EDP.
As 12 empresas apuradas para participaram no Free Electrons vão começar a "sua participação nos três módulos de aceleração, com duração de uma semana, que estarão focados na adopção de inovação pelas utilities". "O primeiro módulo acontece já em Maio em Silicon Valley e as 12 start-ups seleccionadas irão participar em workshops e reuniões com as utilities onde irão aprofundar os seus projectos".
A start-up vencedora do Free Electrons vai ganhar um prémio monetário de 200 mil dólares e será conhecida até ao final de 2017, de acordo com a mesma fonte.
A EDP faz parte de consórcio que promove um programa global de aceleração de start-ups do sector energético.