Notícia
Visualforma - A mais inovadora a Sul
Não é para todos mas Luís Ferrinho é um empreendedor de gema. Era ainda um miúdo, com apenas 16 anos, quando se lançou na criação de uma empresa de desenvolvimento de software. Mais tarde o negócio especializou-se na formação em Tecnologias de Informação...
Luís Ferrinho | Para arrancar com a Visualforma, o empreendedor precisou de seis mil euros.
Uma das quatro empresas algarvias que constituem a rede de PME mais inovadoras do país nasceu das mãos de um empreendedor adolescente. Aos 16 anos, Luís Ferrinho não via séries para “teenagers”.
Para começar foram precisos seis mil euros e, claro, mergulhar de cabeça. Trabalho, trabalho e mais trabalho tem sido a fórmula (que de mágica tem pouco) para se conseguir tanto sendo, ainda, um sub-35. Não precisou de licenciatura bastando-lhe um curso de informática e, sobretudo, muito tempo a mexer ‘com a coisa’. Sempre com o olho no negócio e a cabeça no que aí vem, Luís ainda arranjou tempo para casar e ter uma filha. E se lá em casa mandam elas, fora de portas é ele que assume a liderança desta PME de Faro, a única da área das TI do Sul do país a integrar a rede de Inovação da Cotec.
Aposta na I&D
O porquê da Visualforma estar entre as 124 empresas mais inovadoras do país, segundo a Associação Empresarial para a Inovação, é fácil de explicar: não só se esforça por disponibilizar as soluções TI com assinaturas das melhores casas (IBM, Cisco e Microsoft) como, e este será o facto mais relevante, está “muito focada e a apostar fortemente” na investigação e desenvolvimento de soluções próprias (desenvolvidas com base nas necessidades que já detectaram) e que se diferenciam no mercado”.
Como explica o director-geral da Visualforma há “uma aposta clara em produtos inovadores através da nossa área de Investigação & Desenvolvimento Tecnológico” porque, gosta de sublinhar, a inovação, a melhoria contínua, faz tanto parte da sua história pessoal como da história da sua empresa.
Especializada em soluções como comunicações unificadas, virtualização de servidores, storage, administração e arquitectura de redes, a empresa de Faro está estruturada em quatro áreas de actuação: Informática, Comunicações, Consultoria e Investigação & Desenvolvimento Tecnológico, tendo, sobretudo, três sectores como clientes: Saúde, Educação, Administração Pública e Corporate (ver caixa).
Antecipar é a pedra de toque
Desde muito cedo o empreendedor teve noção da importância e potencial que as TI iriam assumir no futuro. Não se enganou. E este ‘faro’ para prever o que os novos tempos trarão sempre foi (e ainda é) a pedra de toque da sua actividade. Mas ter ‘feeling’ não é quanto baste, por isso é certo e sabido que sempre que se tomam decisões de negócio - como seja a mudança das áreas estratégicas de negócio, a entrada em novos mercados, o desenvolvimento e disponibilização de novos produtos - estas baseiam-se na conjuntura, nas características e nas necessidades dos mercados em questão. “A conjuntura é sempre alvo de uma análise cuidada feita por grupos de trabalho internos, com know-how e capacidade comprovada”.
Ao longo da vida da Visualforma houve “altos e baixos, negócios que não correram tão bem” mas o facto de “conseguir antecipar necessidades do mercado foi positivo porque nos permitiu crescer sem grandes sobressaltos.” Do futuro desta empresa que emprega 51 pessoas (vindas do Sotavento e do Barlavento algarvio), e actua a nível nacional, faz parte a palavra internacionalização. É para breve, garante Luís Ferrinho, que está a ultimar estudos e a preparar terreno.
Bilhete de identidade
Nome Visualforma - Tecnologias de Informação, SA
Actividade Comercialização de soluções tecnológicas, assistência técnica, consultoria e implementação de soluções de comunicações
Início Actividade 1995
Trabalhadores 51 (2009)
Volume de Negócios 6,2 milhões de euros (2009)
Prémios/distinções
• PME Excelência 2009 IAPMEI
• Medalha de Ouro da Cidade de Faro
• PME Líder 2008
• Rede PME Inovação COTEC Portugal
Do turismo à saúde
Um dos mais importantes clientes da empresa na área do Turismo é o resort de luxo Vale de Lobo que recorreu à Visualforma porque precisava munir-se de um sistema informático que garantisse sistemas de monitorização, controlo e comunicação dinâmicos, fiáveis e flexíveis. Parte da solução da Visualforma passou pela instalação de um Data Center e um software ‘à medida’ desenvolvido pela sua engenharia com o objectivo de responder às elevadas exigências dos clientes de Vale do Lobo. Sendo hoje um dos sectores com importância crescente na sua lista de clientes, o Turismo - que integra ainda nomes (de clientes) como Sheraton Algarve ou Oceânico-, não está ainda à frente da Administração Pública, o cliente com maior peso. Em 1999 a Visualforma tornou-se fornecedora do Estado através da Direcção Geral do Património. Este passo viria a influenciar o rumo da empresa, hoje uma das principais fornecedoras do Estado na região do Algarve.
Da lista de clientes da Visualforma fazem parte duas câmaras municipais algarvias, a de Faro e a de Loulé e, na área da Saúde, o Hospital Distrital de Faro bem como a Administração Regional de Saúde o que permite entender o peso destes clientes na actividade da empresa.