Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Visualforma - A mais inovadora a Sul

Não é para todos mas Luís Ferrinho é um empreendedor de gema. Era ainda um miúdo, com apenas 16 anos, quando se lançou na criação de uma empresa de desenvolvimento de software. Mais tarde o negócio especializou-se na formação em Tecnologias de Informação...

02 de Junho de 2010 às 11:25
  • ...

Luís Ferrinho
| Para arrancar com a Visualforma, o empreendedor precisou de seis mil euros.

Uma das quatro empresas algarvias que constituem a rede de PME mais inovadoras do país nasceu das mãos de um empreendedor adolescente. Aos 16 anos, Luís Ferrinho não via séries para “teenagers”.

Não é para todos mas Luís Ferrinho é um empreendedor de gema. Era ainda um miúdo, com apenas 16 anos, quando se lançou na criação de uma empresa de desenvolvimento de software. Mais tarde o negócio especializou-se na formação em Tecnologias de Informação (TI) dando, finalmente, origem à Visualforma, empresa de soluções e serviços de consultoria em TI, que dirige aos 34 anos.

Para começar foram precisos seis mil euros e, claro, mergulhar de cabeça. Trabalho, trabalho e mais trabalho tem sido a fórmula (que de mágica tem pouco) para se conseguir tanto sendo, ainda, um sub-35. Não precisou de licenciatura bastando-lhe um curso de informática e, sobretudo, muito tempo a mexer ‘com a coisa’. Sempre com o olho no negócio e a cabeça no que aí vem, Luís ainda arranjou tempo para casar e ter uma filha. E se lá em casa mandam elas, fora de portas é ele que assume a liderança desta PME de Faro, a única da área das TI do Sul do país a integrar a rede de Inovação da Cotec.

Aposta na I&D
O porquê da Visualforma estar entre as 124 empresas mais inovadoras do país, segundo a Associação Empresarial para a Inovação, é fácil de explicar: não só se esforça por disponibilizar as soluções TI com assinaturas das melhores casas (IBM, Cisco e Microsoft) como, e este será o facto mais relevante, está “muito focada e a apostar fortemente” na investigação e desenvolvimento de soluções próprias (desenvolvidas com base nas necessidades que já detectaram) e que se diferenciam no mercado”.

Como explica o director-geral da Visualforma há “uma aposta clara em produtos inovadores através da nossa área de Investigação & Desenvolvimento Tecnológico” porque, gosta de sublinhar, a inovação, a melhoria contínua, faz tanto parte da sua história pessoal como da história da sua empresa.

Especializada em soluções como comunicações unificadas, virtualização de servidores, storage, administração e arquitectura de redes, a empresa de Faro está estruturada em quatro áreas de actuação: Informática, Comunicações, Consultoria e Investigação & Desenvolvimento Tecnológico, tendo, sobretudo, três sectores como clientes: Saúde, Educação, Administração Pública e Corporate (ver caixa).

Antecipar é a pedra de toque
Desde muito cedo o empreendedor teve noção da importância e potencial que as TI iriam assumir no futuro. Não se enganou. E este ‘faro’ para prever o que os novos tempos trarão sempre foi (e ainda é) a pedra de toque da sua actividade. Mas ter ‘feeling’ não é quanto baste, por isso é certo e sabido que sempre que se tomam decisões de negócio - como seja a mudança das áreas estratégicas de negócio, a entrada em novos mercados, o desenvolvimento e disponibilização de novos produtos - estas baseiam-se na conjuntura, nas características e nas necessidades dos mercados em questão. “A conjuntura é sempre alvo de uma análise cuidada feita por grupos de trabalho internos, com know-how e capacidade comprovada”.

Ao longo da vida da Visualforma houve “altos e baixos, negócios que não correram tão bem” mas o facto de “conseguir antecipar necessidades do mercado foi positivo porque nos permitiu crescer sem grandes sobressaltos.” Do futuro desta empresa que emprega 51 pessoas (vindas do Sotavento e do Barlavento algarvio), e actua a nível nacional, faz parte a palavra internacionalização. É para breve, garante Luís Ferrinho, que está a ultimar estudos e a preparar terreno.


Bilhete de identidade



Nome Visualforma - Tecnologias de Informação, SA
Actividade Comercialização de soluções tecnológicas, assistência técnica, consultoria e implementação de soluções de comunicações
Início Actividade 1995
Trabalhadores 51 (2009)
Volume de Negócios 6,2 milhões de euros (2009)

Prémios/distinções
• PME Excelência 2009 IAPMEI
• Medalha de Ouro da Cidade de Faro
• PME Líder 2008
• Rede PME Inovação COTEC Portugal



Do turismo à saúde



Um dos mais importantes clientes da empresa na área do Turismo é o resort de luxo Vale de Lobo que recorreu à Visualforma porque precisava munir-se de um sistema informático que garantisse sistemas de monitorização, controlo e comunicação dinâmicos, fiáveis e flexíveis. Parte da solução da Visualforma passou pela instalação de um Data Center e um software ‘à medida’ desenvolvido pela sua engenharia com o objectivo de responder às elevadas exigências dos clientes de Vale do Lobo. Sendo hoje um dos sectores com importância crescente na sua lista de clientes, o Turismo - que integra ainda nomes (de clientes) como Sheraton Algarve ou Oceânico-, não está ainda à frente da Administração Pública, o cliente com maior peso. Em 1999 a Visualforma tornou-se fornecedora do Estado através da Direcção Geral do Património. Este passo viria a influenciar o rumo da empresa, hoje uma das principais fornecedoras do Estado na região do Algarve.

Da lista de clientes da Visualforma fazem parte duas câmaras municipais algarvias, a de Faro e a de Loulé e, na área da Saúde, o Hospital Distrital de Faro bem como a Administração Regional de Saúde o que permite entender o peso destes clientes na actividade da empresa.







Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio