Notícia
União Europeia tem 1,5 milhões para PME Inovadoras
O projecto Acctivate tem até 46 mil euros de financiamento para cada pequena e média empresa que se candidate. A troca de conhecimento entre quatro sectores e dentro do espaço comunitário são duas das metas.
A União Europeia tem 1,5 milhões de euros para apoiar ideias inovadoras de pequenas e médias empresas que promovam a troca de conhecimento entre os sectores aeroespacial, agro-alimentar, saúde e tecnologias da informação e comunicação.
As candidaturas ao projecto Acttivate podem ser feitas até 5 de Setembro. Serão valorizadas candidaturas que estabeleçam parcerias com outros países europeus participantes: Espanha, Holanda, Polónia e Irlanda.
Cada empresa receberá até 46 mil euros de financiamento directo, em três fases, ao abrigo do programa Horizonte 2020.
O projecto Acttivate é conduzido em Portugal pelo Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI). Na próxima quarta-feira, 5 de Julho, decorre uma sessão de esclarecimentos na sua sede, na Faculdade de Engenharia da Universidade de Porto, pelas 11:00.
"Este projecto propõe uma estratégia diferente para o apoio à inovação, focando-se em tecnologias já testadas com sucesso nos seus sectores de origem e que precisam apenas de pequenas adaptações para serem implementadas noutros sectores. Assim, com um baixo nível de investimento, é possível explorar o potencial impacto de inovações em novos sectores e aplicações", considera Luís Pina, responsável em Portugal.