Notícia
PME com acesso a 1,45 mil milhões a 1 de Abril
Esta quarta-feira foram assinados os protocolos para a operacionalização da Linha PME Crescimento 2015 e da Linha para Apoio à Revitalização Empresarial.
As PME vão ter disponíveis a partir de 1 de Abril duas linhas de financiamento no valor de 1,45 mil milhões de euros: 1,4 mil milhões da linha PME Crescimento 2015 e 50 milhões de um instrumento piloto destinado a empresas que tenham saído de processos especiais de revitalização.
Esta quarta-feira foram assinados os protocolos para a operacionalização da Linha PME Crescimento 2015 e da Linha para Apoio à Revitalização Empresarial.
Na próxima semana, de acordo com o secretário de Estado da Inovação, Investimentos e Competitividade, Pedro Gonçalves, será assinada uma linha de quase-capital de 100 milhões de euros que se destina a apoiar a capitalização de empresas.
Esta linha deverá estar disponível para as empresas em meados de Abril.
Pedro Gonçalves garantiu que nenhum sector fica de fora destes instrumentos, destacando a redução do custo de financiamento destes novos instrumentos. O spread máximo, disse, varia entre os 2,7 e os 4,25%.
Por "quase capital" entende-se: instrumentos cujo rendimento para o titular (investidor/mutuante) se baseia predominantemente em variáveis relacionadas com a geração de resultados da sociedade visada, que não são garantidos no caso de insolvência dessa sociedade e/ou que podem ser convertíveis em participações sociais ordinárias, desde que os mesmos (i) sejam qualificados como Capital Próprio à luz do Sistema de Normalização Contabilística e/ou (ii) sejam considerados investimento em capital de risco à luz do Decreto-Lei n.º 375/2007, de 8 de Novembro.
(Fonte: Programa Operacional Factores de Competitividade/Compete)