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Herdade dos Outeiros Altos Um vinho "premium" para o mercado externo

Engenheiros agrónomos de profissão, Fernanda Rodrigues e Jorge Cardoso queriam pôr em prática os ensinamentos dos tempos da universidade.

30 de Maio de 2013 às 10:31
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Jorge Cardoso e Fernanda Rodrigues | Vinho sem pesticidas, herbicidas e químicos.

 


Empresa Herdade dos Outeiros Altos
Ano 2000
Sede Estremoz
Colaboradores 2
Volume negócios 2013 50 mil euros

 


Engenheiros agrónomos de profissão, Fernanda Rodrigues e Jorge Cardoso queriam pôr em prática os ensinamentos dos tempos da universidade. A trabalhar em Lisboa, o casal tinha o sonho de comprar uma quinta no Alentejo. Mas não podia ser uma região qualquer, porque a ideia era encontrar uma região demarcada para poderem fazer vinho DOC - Denominação de Origem Controlada e o destino acabou por ser o Alentejo onde, em 2000, compraram a Herdade dos Outeiros Altos, em Estremoz. Recorreram a um empréstimo bancário de 150 mil euros e desde aí que têm também injectado muito capital próprio no projecto.


A ideia de entrarem no sector biológico foi acontecendo sem darem por isso. Começaram por arrancar o olival da quinta e foram plantando vinha ainda meio a 'brincar', conta Fernanda Rodrigues, sem recorrer a pesticidas, herbicidas nem químicos. Só depois é que veio a ideia de fazer a certificar para agricultura biológica. Em 2009, decidiram iniciar o processo e foi como voltar ao "ano zero".


"A nova regulamentação veio trazer restrições às práticas na adega", explica Fernanda Rodrigues, acrescentando que os químicos são proibidos e, na quinta, usam produtos naturais como ácido tartárico ou goma-arábica. Tudo isto tem implicações. Por exemplo, para controlar as ervas na vinha demoram cerca de dois meses e precisam de uma pessoa a tempo inteiro, enquanto no modo convencional não é preciso mais de dois dias. Além disso, uma vinha 'normal' produz cerca de 12 toneladas de uva por hectare, enquanto na sua herdade o valor ronda as seis toneladas e os custos de produção são 30% a 40% superiores.


Tudo isto tem custos, mas o segmento de mercado está bem definido: o dos produtos "premium".

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