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Coachcasa - Como conquistar um comprador
Quem tem casa à venda ou para arrendar sabe bem o que têm sido os últimos tempos: anos de espera e um acentuado decréscimo no número de visitantes. Atentas a esta contracção no mercado imobiliário, Mafalda Frechin e Rita Tavares lembraram-se de criar...
Vender uma casa pode ser sinónimo de anos de espera. Mas a Coachcasa promete ajudar a fazer o negócio com mais rapidez.
Quem tem casa à venda ou para arrendar sabe bem o que têm sido os últimos tempos: anos de espera e um acentuado decréscimo no número de visitantes. Atentas a esta contracção no mercado imobiliário, Mafalda Frechin e Rita Tavares lembraram-se de criar um negócio que ajudasse a vender ou arrendar casas.
A ideia é a de fazer uma espécie de "lifting" à casa, fazendo desaparecer tudo o que pode deixar o potencial comprador de pé atrás e criando uma encenação que o leve a acreditar que aquela é, mesmo, a casa que lhe convém. A técnica chama-se "home staging" e a Coachcasa é especialista nesta matéria. O que esta empresa faz é pegar num apartamento ou numa moradia e decorá-lo, tratá-lo e arranjá-lo para que seja vendido ou alugado o mais depressa possível. O objectivo é tornar o negócio apetecível. Para isso, há técnicas bem precisas: "despersonalizar e neutralizar o espaço de forma a proporcionar a todos aqueles que o visitam a possibilidade de se projectarem nesse espaço."
A ideia de criar a empresa nascida em Março de 2009, surgiu quando Mafalda Frechin ouviu falar do novo conceito. Comentou com a amiga Rita Tavares (ver caixa) e, para ambas, duas apaixonadas pela decoração de interiores, ficou claro que o negócio não só seria inovador em Portugal, como seria útil em tempos de crise. "A criação da Coachcasa foi uma evidência", comentam as empreendedoras. Depois de terem recebido formação específica nesta área (ver caixa) lançaram, com capitais próprios, a empresa cujo cartão de visita é: "preparar um apartamento ou uma casa para uma venda rápida".
Decorar bem e barato
A empresa oferece vários serviços desde o "home staging ", passando pelo "fotostaging" até ao "relooking" (ver caixa). O "fotostaging" é um serviço com os mesmos objectivos do "homestaging" mas mais económico porque o proprietário ou o agente imobiliário limitam-se a receber um conselho personalizado para preparar eles próprios a casa para a venda.
O "relooking" surgiu da procura dos clientes que gostariam de mudar a decoração das suas casas a preços acessíveis. A Coachcasa compromete-se a encontrar "as soluções necessárias, sem recorrer a obras complicadas e dispendiosas, aproveitando ao máximo o que já existe na casa, por exemplo, mobiliário." Trata-se, no fundo, de uma transformação rápida e ao gosto do proprietário. Esta área de negócio tem corrido bem porque, dizem, há "um grande número de pessoas desejosas de ter um interior agradável, acolhedor, que represente a sua personalidade."
Desde o início "confiantes" no sucesso do seu projecto, as empreendedoras não tiveram grandes receios. Houve, no entanto, uma realidade que as surpreendeu: a pouca adesão das imobiliárias. Estranham porque consideram que "deveriam ser os melhores aliados" a exemplo do que acontece em países como França ou Inglaterra. Lá, dizem, "as agências imobiliárias contratam, sistematicamente, um 'home staging' de cada vez que um novo apartamento entra em carteira. É um hábito dos grupos imobiliários que têm um grande volume de vendas", comentam.
Crise ajuda
Por enquanto, na Coachcasa trabalham apenas as duas fundadoras que chamam, pontualmente, colaboradores para as ajudarem nos seus projectos na região da Grande Lisboa - a sua área de actuação. Ainda em fase de divulgação, para dar a conhecer o conceito ao grande público, as empreendedoras estão convictas de que o "timing" é o ideal porque "é em conjunturas de crise que o 'home staging' faz ainda mais sentido". É um "conceito criado para fazer face a períodos de grande crise no imobiliário, funciona muito bem em países como os EUA e o Canada há mais de 30 anos, e há quatro, cinco anos em países como França, Holanda e Inglaterra. Acreditamos que vai funcionar em Portugal", comenta Mafalda Frechin.
Criar dois novos postos de trabalho está nos planos das empreendedoras para 2011, data em que acreditam que o volume de trabalho será superior sendo necessária uma equipa maior. A ideia é a de crescer de uma forma dinâmica mas sempre com algum cuidado: "um passo de cada vez".
A longo prazo abrir "franchisings" em todo o país está nos planos das empreendedoras que já receberam vários pedidos nesse sentido. "Uma coisa é certa", garantem, "onde há casas à venda, deve haver uma Coachcasa".
Quem tem casa à venda ou para arrendar sabe bem o que têm sido os últimos tempos: anos de espera e um acentuado decréscimo no número de visitantes. Atentas a esta contracção no mercado imobiliário, Mafalda Frechin e Rita Tavares lembraram-se de criar um negócio que ajudasse a vender ou arrendar casas.
A ideia de criar a empresa nascida em Março de 2009, surgiu quando Mafalda Frechin ouviu falar do novo conceito. Comentou com a amiga Rita Tavares (ver caixa) e, para ambas, duas apaixonadas pela decoração de interiores, ficou claro que o negócio não só seria inovador em Portugal, como seria útil em tempos de crise. "A criação da Coachcasa foi uma evidência", comentam as empreendedoras. Depois de terem recebido formação específica nesta área (ver caixa) lançaram, com capitais próprios, a empresa cujo cartão de visita é: "preparar um apartamento ou uma casa para uma venda rápida".
Decorar bem e barato
A empresa oferece vários serviços desde o "home staging ", passando pelo "fotostaging" até ao "relooking" (ver caixa). O "fotostaging" é um serviço com os mesmos objectivos do "homestaging" mas mais económico porque o proprietário ou o agente imobiliário limitam-se a receber um conselho personalizado para preparar eles próprios a casa para a venda.
O "relooking" surgiu da procura dos clientes que gostariam de mudar a decoração das suas casas a preços acessíveis. A Coachcasa compromete-se a encontrar "as soluções necessárias, sem recorrer a obras complicadas e dispendiosas, aproveitando ao máximo o que já existe na casa, por exemplo, mobiliário." Trata-se, no fundo, de uma transformação rápida e ao gosto do proprietário. Esta área de negócio tem corrido bem porque, dizem, há "um grande número de pessoas desejosas de ter um interior agradável, acolhedor, que represente a sua personalidade."
Desde o início "confiantes" no sucesso do seu projecto, as empreendedoras não tiveram grandes receios. Houve, no entanto, uma realidade que as surpreendeu: a pouca adesão das imobiliárias. Estranham porque consideram que "deveriam ser os melhores aliados" a exemplo do que acontece em países como França ou Inglaterra. Lá, dizem, "as agências imobiliárias contratam, sistematicamente, um 'home staging' de cada vez que um novo apartamento entra em carteira. É um hábito dos grupos imobiliários que têm um grande volume de vendas", comentam.
Crise ajuda
Por enquanto, na Coachcasa trabalham apenas as duas fundadoras que chamam, pontualmente, colaboradores para as ajudarem nos seus projectos na região da Grande Lisboa - a sua área de actuação. Ainda em fase de divulgação, para dar a conhecer o conceito ao grande público, as empreendedoras estão convictas de que o "timing" é o ideal porque "é em conjunturas de crise que o 'home staging' faz ainda mais sentido". É um "conceito criado para fazer face a períodos de grande crise no imobiliário, funciona muito bem em países como os EUA e o Canada há mais de 30 anos, e há quatro, cinco anos em países como França, Holanda e Inglaterra. Acreditamos que vai funcionar em Portugal", comenta Mafalda Frechin.
Criar dois novos postos de trabalho está nos planos das empreendedoras para 2011, data em que acreditam que o volume de trabalho será superior sendo necessária uma equipa maior. A ideia é a de crescer de uma forma dinâmica mas sempre com algum cuidado: "um passo de cada vez".
A longo prazo abrir "franchisings" em todo o país está nos planos das empreendedoras que já receberam vários pedidos nesse sentido. "Uma coisa é certa", garantem, "onde há casas à venda, deve haver uma Coachcasa".
Perfil Inspiração parisiense Quem já viu canais de televisão franceses sabe que programas como o "Querido mudei a Casa" são habituais mas na versão "Quer vender a casa? O decorador trata disso". Sendo um conceito familiar aos franceses, é lá que melhor se ensina a técnica do "homestaging". Daí que o primeiro passo para a criação da Coachcasa tenha sido uma viagem a Paris para as fundadoras receberem formação nesta área. Não foi difícil. A cidade, as pontes do Sena, as lojas originais, a arquitectura inspiradora e a arte por todo o lado, ajudou a assimilar a informação recebida nas aulas. Acresce que Mafalda Frechin é uma apaixonada por "design", sempre "em cima das últimas novidades na decoração". Casada e mãe de dois filhos, nem sempre trabalhou em decoração. Foi, durante muitos anos, gestora numa companhia aérea europeia que deixou quando conheceu este conceito, falou dele a Rita Tavares e resolveram lançar mãos à obra. Com 52 anos e três filhas, Rita Tavares, educadora infantil de formação, sempre se preocupou com a decoração da casa. Daí que se tenha lançado na elaboração de projectos de cozinha, construindo móveis para estes espaços - tanto para remodelações como para casas novas. Ambas partilham um grande objectivo com esta empresa: democratizar a decoração com bom gosto através de um serviço de "relooking" acessível a todos os bolsos. Quanto custa? O serviço Coachcasa tem duas etapas: o diagnóstico e o "homestaging". Preço do diagnóstico 200 euros Inclui a consulta, em média uma a duas horas (num apartamento de 100 metros quadrados), que permite elaborar uma lista de prioridades. É feito o levantamento de todos os pontos que vão necessitar de intervenção e um dossiê que inclui um guia com conselhos práticos sobre como apresentar a casa na hora da visita. Preço do "homestaging" Apartamento até 50 metros quadrados: 500 euros. Apartamento de 50 a 120 metros quadrados: 10 euros por metro quadrado Apartamento com mais de 120 metros quadrados: sob consulta. Aluguer do "stock" Coachcasa: Depende da quantidade necessária, não devendo exceder os 100 euros. O serviço é previamente combinado com o cliente e, por norma, num apartamento até 120 metros quadrados será elaborado num só dia. |