Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bruxelas cria selo de excelência para distinguir projectos e facilitar financiamento

O selo de excelência não é uma garantia de obtenção de apoio, mas permite a identificação dos melhores projectos a apoiar. Na fase piloto, esta distinção destina-se a iniciativas apresentadas por pequenas e média empresas (PME) ao abrigo do programa Horizonte 2020.

Bruno Simão/Negócios
12 de Outubro de 2015 às 13:15
  • 3
  • ...

A Comissão Europeia lançou esta segunda-feira um selo de excelência que visa distinguir projectos de qualidade apresentados no âmbito do Programa-Quadro Horizonte 2020 mas que não conseguiram garantir o financiamento devido a limitações orçamentais, facilitando assim o acesso a fundos alternativos.

"As regiões da União Europeia são já um grande investidor na qualidade da investigação e da inovação na Europa. Através do selo de excelência podem beneficiar do sistema de avaliação do Horizonte 2020, reconhecido a nível mundial, para identificar facilmente os melhores projectos a apoiar com os seus fundos nas respetivas regiões", salientou Carlos Moedas, comissário para a Investigação, Ciência e Inovação, citado pela Lusa.

Este selo de excelência "é um rótulo de qualidade que é outorgado a propostas de projectos apresentadas para financiamento ao abrigo do Horizonte 2020" e destina-se a iniciativas que foram seleccionadas, mas que "não puderam beneficiar de financiamento ao abrigo do orçamento disponível para o concurso", pode ler-se no comunicado de imprensa da Comissão Europeia.

Assim sendo, este selo "identifica propostas promissoras que merecem ser financiadas por fontes alternativas (públicas ou privadas), ou seja, fontes nacionais, regionais, europeias ou internacionais", explica este comunicado.

A ideia é que com este selo de excelência os titulares do mesmo possam "dirigir-se a fontes alternativas de financiamento e apresentar esse certificado como prova da elevada qualidade da sua proposta, embora tal não seja uma garantia de obtenção de apoio", clarifica a nota.

Nesta primeira fase serão apenas considerados projectos de pequenas e médias empresas (PME), apresentadas ao abrigo do instrumento de apoio às PME no âmbito do Horizonte 2020.

Esta iniciativa foi lançada, no OPEN DAYS "Semana das Regiões e Cidades Europeias", no Comité das Regiões, pela comissária europeia para a Política Regional, Corina Creu, e pelo comissário para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, escreve a Lusa.

 

 

 

Ver comentários
Saber mais União Europeia Carlos Moedas Ciência Comissão Europeia Semana das Regiões Cidades Europeias Comité das Regiões Política Regional Corina Creu PME
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio