Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

A visão empreendedora do PS

No artigo de hoje quero dar-vos um exemplo real de como funciona o PS com uma empresa como a minha, que não é mais do que uma "start-up", e onde o seu líder não é mais do que um empreendedor que tenta inovar e contribuir para a...

  • ...

Tenho ouvido os políticos do PS dizerem que temos de inovar e de ser competitivos. Mas quando um empreendedor português tenta estar alinhado com as vontades daqueles que governam o nosso país e não é correspondido, fica deveras surpreendido.


No artigo de hoje quero dar-vos um exemplo real de como funciona o PS com uma empresa como a minha, que não é mais do que uma "start-up", e onde o seu líder não é mais do que um empreendedor que tenta inovar e contribuir para a melhoria da economia do país, à sua escala.

Podemos pensar que eu sou insignificante e que as medidas tomadas pelo Governo a meu respeito pouco alteram Portugal. Mas a verdade é que 84% das empresas portuguesas tem o tamanho da minha. Tenho vindo a constatar que grande parte das micro-empresas em Portugal não são reconhecidas, nem devidamente apoiadas pelo PS, o que torna Portugal um país que só é "visto pelo médico" em 0,4% dos casos (apenas as grandes empresas). Desta forma, ficam vivas as 0,4% e vão morrendo as restantes.

Vou falar-vos da minha recente experiência, com um projecto, onde sempre depositei a minha esperança, o "112 Video", começando por resumir os seus objectivos e vantagens:
- Disponibilizar a comunicação vídeo entre o cidadão e o serviço de emergência 112, podendo, desta forma, receber um melhor serviço e optimizar a triagem dos casos;
- Ajudar a redimensionar o parque de ambulâncias, VMER e recursos humanos necessários à emergência médica, por via do melhoramento nos métodos de triagem, uma vez que o operador do "call center" estará a ver em directo, e em vídeo, o que se passa no local do acidente, evitando, assim, o envio de meios desnecessariamente;
- Inovar e ser competitivo, de acordo com o desejo do Estado, uma vez que esta tecnologia não existe, ainda, noutros países;
- Por último, permitir que a comunidade surda consiga, através do 112, recorrer à comunicação em vídeo para comunicar em língua gestual.

O que fazer

1. Não deixe de acreditar em Portugal, por mais que o Governo não tome as melhores decisões quanto à competitividade do nosso país.

2. Contudo, antes de disponibilizar todo o seu capital na tentativa de conseguir um Portugal melhor, tenha a certeza que está a fazê-lo com um Governo de verdade.

Com esta tecnologia, o Governo conseguiria poupar cerca de dois milhões de euros no primeiro ano, e 50 milhões de euros até dez anos, no que respeita à movimentação de meios de socorro desnecessários. Para além dos 150 mil surdos existentes em Portugal que não conseguem falar com o 112 em caso de emergência. Existem casos reais de mortes por falta desta comunicação e esta comunidade sofre destes constrangimentos.

Apesar de tudo isto, a resposta que obtive recentemente de José Magalhães, Secretário de Estado no Ministério da Administração Interna, foi a de que o projecto "112 Video" não é prioritário para o Governo. Respeito a decisão, mas esta leva-me a desacreditar no empreendedorismo do PS em Portugal.

Depois de dezenas de reuniões com o Governo e de receber, inclusivamente, cartas que mostram interesse no projecto, recebo agora esta resposta? Será que o Sr. Secretário de Estado está a leste do que se passa, ou é mesmo esta a realidade?

Se é esta a realidade, fico desiludido pela forma como se tratam os empreendedores em Portugal, e já não falo daquilo que andam a fazer, porque perder projectos é algo que devemos saber assumir, mas pelo tempo e dinheiro que lhes fazem perder, para além do desacreditar do que em Portugal que lhes é transmitido.

Quatro anos passaram e centenas de milhares de euros foram investidos neste projecto, iniciativa com reconhecimento internacional, através da atribuição de um prémio em Bruxelas e outro no congresso das comunicações em Lisboa, na presença do primeiro-ministro, tudo isto para receber uma resposta destas? Como estou desiludido!

Fica aqui o meu testemunho daquilo que o PS fez a uma micro-empresa em Portugal com um projecto inovador e que poderia contribuir para um país mais competitivo. Será assim com a maior parte das micro-empresas em Portugal (84% de todas as empresas)? Fica a questão.
Depois de acreditar que devo lutar pela inovação no meu país, acreditar que podemos fazer melhor e que podemos ser os melhores da Europa, mostrando o melhor que Portugal tem, deparo-me com um Governo que, afinal, não dá qualquer importância aquilo que um dia fez crer os portugueses que era a sua prioridade.

Depois desta minha experiência peço ao PS que não use palavras bonitas e que, em vez disso, se dedique a concretizar aquilo que diz ser o melhor para o país. Também peço que não desperdice o melhor que Portugal tem, deixando os outros fazer pior e passando posteriormente à copia fácil.

Peço ao PS que acredite nos portugueses, que acredite em Portugal. Por último, quero deixar aqui um ponto a reflectir sobre a Inovcapital, um braço importante no investimento e dinamização das PME em Portugal. Será que o PS está preocupado com a correcta aplicação dos capitais públicos nas empresas portuguesas? Seria importante fazer uma revisão desta matéria.

Gostaria de receber também o vosso testemunho e opinião, através do "e-mail" jng@negocios.pt. Por favor, escreva "a visão empreendedora do PS" em assunto.

*Fundador e líder executivo da Zonadvanced

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio