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Publicidade do Euro’2004 até Abril já representa 4% do total

Tempo OMD analisa investimento ligado ao Europeu e onclui: 'As associações das marcas não patrocinadoras do Euro’2004 representam 45% do investimento, contra os 42% das marcas oficiais.'

31 de Maio de 2004 às 15:42
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O Investimento Punlicitário associado ao Euro’2004, que representou 1% do investimento total (2,647 mil milhões de euros de euros) de 2003 já representa 4% do investimento efectuado entre Janeiro e Abril deste ano (893 milhões de euros), a preços de tabela.

Isto significa dizer que, segundo uma análise efectuada pela agência de meios, Tempo OMD, a que o Jornal de Negócios teve acesso, o investimento publicitário associado ao Euro’2004 em 2003 andou nos 24,506 milhões de euros (1%) e, entre Janeiro e Abril deste ano, anda nos 53,695 milhões de euros (4%), um crescimento de 2191%, face ao período homólogo do ano anterior.

Por meio, o investimento publicitário associado ao mesmo evento foi canalizado sobretudo para a televisão (83%), que cresceu 3118% face ao mesmo período de 2003, seguida da rádio, com investimento de 3,709 milhões de euros (7%), da imprensa com 3,058 milhões (6%) e do "outdoor" com 1,805 milhões de euros (3%).

De acordo com a Tempo OMD, a maior quota de investimento associado ao Euro’2004 é protagonizada pelo sector dos Serviços e Equipamentos de Comunicação (20%), seguindo-se os Bancos e Instituições Financeiras (17%), as Bebidas (15%) e Comércio (15%), enquanto no investimento total, a indústria da Alimentação lidera sendo responsável por 13% do investimento publicitário, seguida da indústria Automóvel (10%) e Higiene Pessoal (10%).

Associação Informal supera Oficial. As associações informais ao Euro’2004 – Skip ("O que é preciso para fazer um Campeão"), Ecomarché / Intermarché ("Preços de Campeão"), Ferrero / Kinder ("Ganha Campeão"), Sumol ("Sumólicos Futebol Clube"), Luso ("Luso leva-o a ver a Selecção") entre outras, com arranque no inicio deste ano e grande reforço em Maio, representaram 45% do investimento total do Euro’2004, enquanto os patrocinadores oficiais representam 42%. De Janeiro e Abril deste ano, o maior investimento associado ao Europeu foi do patrocinador oficial TMN (26%), seguido do BES e BPI, ambos com quota de 10%.

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