Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugueses usam redes sociais para trocar mensagens

O número de portugueses a utilizar as redes sociais aumentou 53% desde 2011. São 4,6 milhões de pessoas que frequentam estes sites, em que o Facebook continua a ocupar a liderança, segundo um estudo da Marktest. O Hi5 foi a rede mais abandonada no ano.

Bloomberg
21 de Setembro de 2016 às 21:20
  • ...
"Sabia que 3 milhões de portugueses acedem a sites de redes sociais?" A pergunta foi colocada pela Marktest quando apresentou, em 2011, as conclusões do estudo, iniciado naquele ano, sobre "Os portugueses e as redes sociais". Cinco anos depois, o número aumentou e o uso que lhes é dado tem mudado. Muitos dos utilizadores têm estes sites para trocar mensagens.

São 4,6 milhões os portugueses que tinham, no último ano, conta em pelo menos uma rede social. O avanço é de 54% desde 2011. O Facebook é a rede com maior penetração, com 94% dos 819 entrevistados no estudo da Marktest a terem uma conta na rede montada, entre outros, por Mark Zuckerberg. Há anos que é assim: em 2012, a taxa de penetração era já de 95%. É em torno destas percentagens que tem oscilado nos últimos anos. 

No último ano, outras empresas ganharam força, com o Instagram, o Pinterest e o Google+ a aumentarem as respectivas taxas de penetração (as três duplicaram o número de utilizadores desde 2011). Em sentido contrário andou o Hi5, a rede social mais abandonada. Perdeu dois terços dos utilizadores desde 2011, segundo o estudo que partiu da entrevista a 819 cidadãos entre 30 de Junho e 19 de Julho.

Mas para que se usam as redes sociais? Em 2012, a Marktest concluía que as fotografias eram o conteúdo mais partilhado. Em 2016, um dos aspectos concluídos pela empresa de estudos de mercado é que a " funcionalidade mais utilizada pelos seguidores destes sites é a troca de mensagens ou o serviço de chat", segundo a nota de imprensa divulgada pela Marketest (o acesso ao estudo completo custa 2.000 euros).

Que os portugueses gostam de trocar mensagens não é novidade. Um estudo da Comissão Europeia divulgado em Fevereiro indicava que os serviços como o Messenger, Skype e Whatsapp, eram populares, com mais de 70% da população nacional a utilizar as funcionalidades de mensagens curtas. A Anacom já tinha divulgado conclusões que apontavam para isso. 

Nas redes sociais, depois das trocas de mensagens e do serviço de chat, os portugueses também comentam as publicações dos amigos. 87% costuma, igualmente, ver vídeos nas redes sociais.

Dois terços dos utilizadores das redes sociais visitam, por várias vezes ao dia, aquelas páginas. "Apenas 41% fazem publicações diárias", indica o resumo do estudo. Uma das conclusões é que a maioria dos acessos é feita entre as 20:00 e as 22:00 "e, cada vez mais, através de smartphone". 
Outro dos factos é que 67% dos utilizadores segue figuras públicas e 62% tem o "gosto" em páginas de marcas nas redes sociais, segundo as notas emitidas pela Marktest.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio