Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Nike suspende contrato com Pistorius depois de acusação judicial

Tiger Woods. Lance Armstrong. E agora Oscar Pistorius. Três escândalos que envolveram figuras ligadas à Nike. Hoje, a marca de material desportivo anunciou o fim da sua ligação publicitária ao último, acusado de matar a namorada.

Bloomberg
21 de Fevereiro de 2013 às 12:32
  • 1
  • ...

A Nike suspendeu, oficialmente, a sua ligação ao atleta olímpico Oscar Pistorius, que se encontra a ser julgado pelo alegado homicídio da sua namorada. A empresa norte-americana já tinha retirado do ar a campanha que compara o atleta com uma bala.

 

“A Nike suspendeu o seu contrato com Óscar Pistorius”, indica a empresa de material de desporto em comunicado distribuído pelas redacções. “Consideramos que devem ser concedidas todas as garantias processuais a Oscar Pistorius e vamos continuar a acompanhar de perto a evolução da situação”, acrescenta ainda a Nike.

 

A companhia já tinha afirmado, na semana passada, que não tinha planos para utilizar a imagem do atleta nas próximas campanhas, sendo que hoje confirmou a suspensão efectiva do contrato.


Com próteses em ambas nas pernas, que não o impediram de participar nos Jogos Olímpicos, Pistorius era considerado uma personalidade importante para o marketing, dada a inspiração que poderia trazer para os consumidores, como salientava na semana passada o “The Guardian”. A Nike foi uma das empresas que quis apostar nessa força.

 

A empresa norte-americana tinha um anúncio com Pistorius que se viu agora obrigada a retirar. O nome era irónico. “I am the bullet in the chamber” [“Sou a bala no cano da arma”]. A namorada de Pistorius, a modelo Reeva Steenkamp, foi morta com vários tiros. Pistorius é o principal suspeito. A Nike preferiu descontinuar a campanha de 2007 que compara Pistorius a uma arma.

 

Pistorius tem em comum com Tiger Woods e Lance Armstrong o facto de serem atletas de alta competição, envolvidos em escândalos. Na altura em que se deram os casos (adultério, no caso de Woods, envolvimento com substâncias proibidas, no caso de Armstrong), os três estavam ligados à Nike. O contrato de Armstrong foi terminado. Com Woods, não.

 

Em relação a Pistorius, a empresa de óculos e material desportivo Oakley considerou que, "à luz das recentes acusações", fazia sentido suspender o contrato com o atleta "com efeitos imediatos".

 

(Notícia rectificada: Pistorius é acusado de ter assassinado a namorada, não a mulher)

Ver comentários
Saber mais Nike Oscar Pistorius marca publicidade patrocínios
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio