Notícia
Nicolau Santos: Convite para ir para a Lusa foi feito “há poucos dias”
Nicolau Santos, numa nota às redacções, refere que recebeu “há poucos dias” o convite para ser presidente do Conselho de Administração da Agência Lusa. A 15 de Dezembro, e depois de quase 20 anos no Expresso, Nicolau Santos anunciou a sua saída.
O convite a Nicolau Santos para ser presidente do Conselho de Administração da Lusa foi feito "há poucos dias", diz o jornalista numa nota enviada à comunicação social. Referindo que, depois de quase 20 anos como jornalista do Expresso, entendeu "que tinha chegado a altura de deixar os quadros do Grupo Impresa e concluir alguns projectos que tenho em mãos", comunicou a decisão ao grupo.
"Ao comunicar a minha decisão, o Grupo Impresa convidou-me para continuar a colaborar, mantendo a minha página de opinião no Expresso e escrevendo artigos para o Expresso Diário, além de continuar a co-apresentar o Expresso da Meia-Noite", tendo aceitado "porque tenho sido muito feliz nesta casa" acrescenta.
Contudo, "há poucos dias recebi um convite para ser presidente do Conselho de Administração da Agência Lusa. Ponderei muito se o deveria aceitar, até porque isso me impede de continuar a escrever para o jornal, fazer o Expresso da Meia-Noite ou ser comentador na Antena 1. Conversei sobre o assunto com Francisco Pedro Balsemão e acabei por aceitar o desafio, esperando contribuir para tornar a Lusa numa agência noticiosa adaptada aos grandes desafios que se colocam aos media no séc. XXI".
Nicolau Santos termina a nota agradecendo o convite feito por Francisco Pinto Balsemão para integrar o Expresso a 1 de Outubro de 1980 e ao CEO da Impresa, Francisco Pedro Balsemão, "que tratou do processo da minha saída com a maior lisura e correcção".
Esta tarde, o ministério da Cultura revelou que o Governo vai nomear o jornalista Nicolau Santos para presidente do conselho de administração da agência Lusa, substituindo Teresa Marques no cargo.
A 15 de Dezembro, a Impresa revelou que Nicolau Santos, então director-adjunto do Expresso, ia deixar o jornal no final do ano. A decisão de saída foi tomada por Nicolau Santos e comunicada à administração