Notícia
Murdoch retira Fox News da Sky no Reino Unido
A Twenty-First Century Fox de Murdoch diz que deixou de ter "interesse comercial" em fornecer a Fox News no Reino Unido, onde o canal tem apenas alguns milhares de espectadores.
Rupert Murdoch decidiu retirar o canal Fox News do serviço Sky no Reino Unido, onde o governo está a avaliar a sua proposta para comprar os 61% que ainda não detém na empresa por 15 mil milhões de dólares.
Num comunicado citado pela Reuters, a Twenty-First Century Fox de Murdoch informou que não tem mais interesse comercial em fornecer a Fox News no Reino Unido, onde o canal tem apenas alguns milhares de espectadores.
O canal Fox News é precisamente um dos motivos apresentados pelos críticos de Murdoch para contestarem a compra da Sky pela Fox, que já detém 39% do capital da cadeia britânica.
Em Dezembro, a Fox apresentou uma proposta para assumir o controlo total sobre a Sky, mas o governo britânico ainda está a ponderar se vai pedir ao organismo da concorrência o início de uma investigação aprofundada ao negócio, para garantir a salvaguarda da pluralidade dos meios de comunicação social do país.
"A Fox News está focada no mercado dos EUA e é projectada para uma audiência dos EUA. Por isso mesmo, tem uma média de apenas alguns milhares de espectadores durante o dia no Reino Unido", afirmou a Fox. "Concluímos que não é do nosso interesse comercial continuar a fornecer a Fox News no Reino Unido".
O canal Fox News deixou de estar disponível na plataforma Sky a partir das 16 horas locais desta terça-feira.
As acções da Sky encerraram a sessão desta terça-feira a perder 0,47% para 950,50 pence, enquanto os títulos da Fox seguem a valorizar 0,67% para 26,94 dólares.