Notícia
Investidor do Qatar injecta 64 milhões e entra na Prisa
O grupo de comunicação social que, através da Media Capital, controla a TVI vai ter um novo accionista de referência. É o sultão Ghanim Albodaifi Al-Kuwari, do Qatar, que vai colocar 64 milhões de euros na Prisa.
A Prisa vai ter um novo accionista. É o sultão do Qatar Ghanim Albodaifi Al-Kuwari, proprietário da International Media Group, que vai injectar 64 milhões de euros, menos do que os 75 milhões previstos em Fevereiro.
Num comunicado publicado neste sábado, o grupo de media, que controla a Media Capital que, por sua vez, é a dona da portuguesa TVI, anunciou que foi acordado com o Internacional Media Group que subscreverá, na totalidade, o aumento de capital de 64 milhões de euros.
Em Fevereiro, tinha sido comunicada a intenção de avançar com a operação, embora a injecção aí anunciada fosse de 75 milhões de euros. Na altura, a empresa liderada por Juan Luis Cebrián (na foto) anunciou que o grupo de media que iria colocar o dinheiro era integralmente detido pelo sultão.
Depois da operação, o grupo do sultão do Qatar ficará com o poder de designar dois membros da administração da Prisa, composta por 13 elementos. No aumento de capital, serão emitidas 6,4 milhões de acções da empresa espanhola, com 3 euros de valor nominal, acrescido de um prémio de emissão de 7 euros: 10 euros por acção.
As acções da empresa que detém o El País ou o jornal de economia Cinco Días estão a disparar 11,91% para 6,099 euros na Bolsa de Madrid, tendo já valorizado mais de 16%.