Notícia
Distribuidora do grupo Urbanos fecha e deixa efeitos colaterais
Depois de ter deixado a distribuição dos jornais diários, a Distrinews II cessou o seu serviço. Vai para insolvência. Deixa dívidas por pagar. A Motorpress está em dificuldades. Já a concorrente Vasp, dos grandes grupos de comunicação social, fica com posição dominante.
A distribuidora de jornais e revistas do grupo Urbanos deixou de distribuir jornais e revistas. A suspensão de serviço da Distrinews II – Distribuição de Publicações foi anunciada esta semana depois de ter vindo a reduzir a sua actividade. Deixa clientes em dificuldade e o mercado da distribuição de publicações periódicas nas mãos da concorrente.
"Tornou-se economicamente inviável e insustentável manter na Distrinews Publicações a actividade de distribuição de publicações que vem sendo desenvolvida", anunciou a companhia numa comunicação aos clientes, a que o Negócios teve acesso.
A suspensão da actividade teve efeitos a partir desta terça-feira, 5 de Setembro. "A administração desta empresa [entende] que, tendo em conta a actual situação financeira da sociedade, é forçosa a apresentação da mesma a processo de insolvência", acrescenta o mesmo documento, assinado por António Almeida e Gonçalo Carvalho (ex-administrador da Ongoing).
"A Distrinews II apresentará um plano de recuperação no processo de insolvência para submeter a aprovação pelos credores que possibilitará a viabilidade da sociedade com outros contornos, visando garantir o cumprimento dos compromissos num prazo mais alargado", continuam os responsáveis da antiga Urbanos Press. No portal Citius, ainda não foi incorporada esta informação.
Anos a perder força
A Distrinews II é o novo nome da Urbanos Press, sociedade que comprou a Logista em 2013, com a Urbanos como accionista maioritário, a par do Público, A Bola e o Diário Económico (entretanto falido). No final do ano passado, a empresa deixou de levar para as bancas os dois jornais que eram publicados todos os dias, mantendo apenas a distribuição de publicações que iam para as bancas numa base não diária. Público e Bola passaram a ser distribuídos pela Vasp.
Este Verão, a Masemba – que publica a Lux –, a Goody – editora da Top Gear – e a Moon Media (responsável pela Casas de Portugal e a Urbana) deixaram a Distrinews II, justificando a opção por atrasos nos pagamentos aos editores, conforme noticiado pelo Meios e Publicidade. Nessa altura, mudaram-se igualmente para a Vasp.
Motorpress em dificuldades
"Na sequência dos problemas relacionados com a distribuidora Urbanos Press/Distrinews II, esclarecemos que o Autohoje (bem como todas as restantes publicações da Motorpress Lisboa) passa a chegar às bancas de todo o país através da Vasp - Distribuidora de Publicações, SA. Esta mudança tem efeitos imediatos já na edição n.º 1452 que estará à venda amanhã, quinta-feira, 7 de Setembro", aponta o comunicado oficial no site. O jornal i diz que a Motorpress prepara-se para pedir insolvência, a empresa diz que está à procura de soluções.
"Não existe neste momento uma situação definida. Existem negociações para se encontrarem soluções", disse João Ferreira, administrador da Motorpress, ao Dinheiro Vivo. "Os accionistas continuam à procura de uma solução para dar seguimento com a operação da editora depois dos problemas provocados pela situação de ruptura da distribuidora Urbanos Press / Distrinews II não só em termos logísticos como em termos financeiros", continua o administrador da empresa que publica títulos como a Super Interessante e a Pais e Filhos, citado pelo mesmo jornal.
Certo é que, com as recentes movimentações, a Vasp - da Cofina (dona do Correio da Manhã, Negócios, Sábado), Impresa (Expresso, SIC) e Global Media (DN, JN) - fica com uma posição praticamente monopolista no mercado.
Urbanos em dificuldade
A insolvência da empresa do grupo Urbanos ocorre quando o universo presidido por Alfredo Casimiro espera a recuperação de outras sociedades, incluindo a própria "holding".
Há um ano que o grupo está a negociar com os credores a sua salvação, de modo a evitar a insolvência, conforme já noticiado pelo Negócios.