Notícia
Produção industrial com ligeiro abrandamento em Março
O índice de produção industrial registou em Março um ligeiro abrandamento homólogo relativamente à variação verificada no mês anterior.
Os dados divulgados esta sexta-feira, 28 de Abril, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que o índice de produção industrial, ajustado aos efeitos de calendário e à sazonalidade, avançou 1,9% em Março comparativamente com igual período do ano passado, o que constitui um abrandamento face à variação homóloga de 2% verificada em Fevereiro. Em Março o índice de produção industrial registou variações homólogas positivas pelo quinto mês consecutivo.
O agrupamento que contribuiu de forma mais positiva para a evolução da produção industrial em termos homólogos, foi bens de consumo, com uma variação homóloga de 3,4%. Energia e electricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio também registaram uma variação homóloga positiva de 3,1%.
Já em termos de variação mensal, a produção industrial recuou 0,6% em Março, o que ainda assim representa uma melhoria face à redução de 0,9% obtida em Fevereiro, com o índice a apresentar o segundo mês seguido com uma evolução mensal negativa.
O agrupamento da energia (-2,8%) teve o pior registo em Março enquanto os bens de investimento (+4,2%) tiveram o melho0r desempenho em Março face ao mês anterior.
No conjunto do primeiro trimestre de 2017, a produção industrial cresceu 2,7% quando comparado com os primeiros três meses do ano passado. No último trimestre de 2016 a variação tinha sido de 1,9%.
Foi o agrupamento de energia (+8,9%) teve a evolução mais expressiva que mesmo assim foi 5,1 pontos percentuais inferior ao avanço que tinha sido registado no último trimestre de 2016.