Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Preços na produção industrial caem pelo nono mês consecutivo

Os preços na produção industrial desceram 4,4% em termos homólogos em dezembro. O agrupamento de energia foi o que mais pressionou.

A indústria é o setor onde mais gestores querem subir preços, mas a tendência é transversal a todos os setores.
GettyImages
18 de Janeiro de 2024 às 11:42
  • ...
Os preços na produção industrial caíram 4,4% em dezembro, quando comparados com o mesmo período do ano anterior, divulgou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). Trata-se do nono mês consecutivo que os preços na produção industrial recuam.

"O agrupamento de energia, com um contributo de -2,9 pontos percentuais, associado a uma taxa de variação de -12,9% (-4,5 p.p. e -18,9% em novembro), foi determinante para esta evolução", detalha. Sem este agrupamento, a variação homóloga seria de uma descida de 2%.

A secção das indústrias transformadoras "continuou a apresentar o contributo mais intenso para a variação do índice total, -3,5 p.p., originado pela taxa de variação de -3,8%", refere o instituto, acrescentando que a secção de eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio registou uma diminuição de 13,2%, contribuindo com -0,9 p.p.

Já face a novembro, o índice de preços desceu 0,2%: "excluindo o agrupamento da Energia, a variação mensal do índice total foi nula", refere o INE.

"A secção das indústrias transformadoras registou uma redução de 0,4% face a novembro (-1,5% no mesmo mês de 2022), contribuindo com -0,4 p.p. para variação do índice total. A secção de eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio teve um aumento de 3,5% em dezembro e contribuiu com 0,2 p.p. para a variação do índice agregado", revela o instituto.

No quarto trimestre de 2023, a taxa de variação homóloga dos preços na produção industrial desceram 5,1% (-5,8% no terceiro trimestre).

No acumulado de 2023, os preços na produção industrial registaram uma variação média anual de -2,2%, o que compara com um aumento de 20,5% no ano anterior. Os índices para o mercado interno e externo registaram variações de -3,5% e 0,3%, respetivamente (20,5% e 20,4% no ano anterior).
Ver comentários
Saber mais Preços Produção industrial Instituto Nacional de Estatística industria
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio