Notícia
Preços da produção industrial caem menos em abril
O índice de preços na produção caiu 0,8% em abril, uma variação “menos negativa” do que a registada em março. Na energia, que tinha dado um contributo nulo do mês anterior, os preços já subiram perto de 1% em abril.
O índice de preços na produção industrial caiu 0,8% em abril, taxa superior em 0,7 pontos percentuais (ou menos negativa) do que em março, revelou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Explica o INE que "o agrupamento dos bens Intermédios foi determinante para este resultado, apresentando uma diminuição de 5,0% e um contributo de -1,8 p.p. para a variação do índice total".
Já a energia, que tinha dado um contributo nulo do mês anterior, registou um aumento de 0,9% e um contributo positivo (0,1 pontos percentuais) para o resultado. "Excluindo este agrupamento, a variação homóloga do índice agregado foi de -1,2% no mês em análise (-1,8% no mês anterior)".
Nas indústrias transformadoras os preços caíram 1% dando um contributo de quase um ponto para o resultado.
Os valores apresentados mostram a comparação homóloga. Olhando antes para a comparação com o mês anterior a variação mensal foi nula (-0,7%), com a energia a contribuir de forma negativa (-1,8%)