Notícia
Portugal prevê lançar leilões para prospecção de lítio este ano
Portugal tem intenção de avançar com leilões para conceder licenças de prospecção de lítio este ano. O país tenta capitalizar o crescente interesse por este recurso natural, impulsionado pelo uso em baterias de veículos eléctricos.
"Portugal está entre os países do top 10 em termos de reservas de lítio", afirmou o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, em entrevista à Bloomberg. Com este recurso, Portugal pode fazer parte da estratégia que a União Europeia está a desenvolver para as baterias, salientou.
Mesmo que Portugal desenvolva as suas reservas de lítio, é provável que esta produção represente uma fatia bastante pequena no mercado global. A reserva total do país é de 60.000 toneladas métricas, o que comprara com um total mundial de 16 milhões, segundo relatório do Serviço de Pesquisa Geológica dos EUA.
Nos leilões, o governo português tentará atrair mais investimentos à procura de propostas que não se limitem à exploração das reservas de lítio, e que englobem o desenvolvimento de projectos industriais, o que pode incluir fábricas de baterias, por exemplo, salientou Jorge Seguro Sanches.
"Queremos que o trabalho sobre o recurso seja feito tanto quanto for possível dentro da economia portuguesa", disse o secretário de Estado. O Governo actualmente está a organizar os primeiros leilões para a prospecção e posteriormente virá a fase de exploração, revelou.
Sanches apresentou a estratégia do país durante a Convenção da Associação de Prospectores e do Canadá, em Toronto.
"Os mais de 40 pedidos de licenças mostram que existe um grande interesse por este recurso", disse o secretário de Estado. "Estas empresas estão muito interessadas. Certamente vêem viabilidade económica."