Notícia
Pfizer perto de acordo para comprar Allergan
A farmacêutica Pfizer está em negociações avançadas para adquirir a Allergan. O negócio poderá valer cerca de 150 mil milhões de dólares (140 mil milhões de euros), o que faria deste o maior negócio de sempre no sector.
A multinacional norte-americana está perto de adquirir a farmacêutica Allergan por cerca de 380 dólares por acção, o que avalia este negócio em 150 mil milhões de dólares, avança esta quinta-feira, 19 de Novembro, a Bloomberg, citando fontes não identificadas próximas do negócio.
A confirmar-se, este será o maior negócio do ano e será o maior negócio de sempre da indústria farmacêutica, ultrapassando a compra da Warner-Lambert também por parte da Pfizer no valor de 116 mil milhões de dólares há 15 anos.
As farmacêuticas pretendem anunciar publicamente o acordo até à próxima segunda-feira, mas o aviso do departamento do tesouro norte-americano emitido esta quarta-feira, ameaçando impedir os negócios que façam as empresas mudar as suas sedes por motivos fiscais, pode ainda mudar os termos do negócio entre a Pfizer e a irlandesa Allergan.
Esta fusão tem vindo a ser noticiada desde o fim de Outubro. Ainda assim, os representantes da Pfizer e da Allergan recusaram-se a comentar este possível negócio.
A compra da Allergan, empresa farmacêutica que produz o "botox", vai fortalecer a posição no mercado da Pfizer, escreve a Bloomberg. A Allergan tem um valor de mercado de 122 mil milhões de dólares, o que poderia fazer com que a Pfizer mudasse a sua sede para a Irlanda.
Na semana passada, fontes anónimas já tinham revelado à Bloomberg que Brent Saunders, da Allergan, iria ser o CEO das duas empresas combinadas.
Ian Read, presidente executivo da Pfizer, anunciou a possibilidade de a empresa se dividir em duas. Um dos negócios direccionado para os medicamentos genéricos e outro dedicado ao desenvolvimento de novos produtos farmacêuticos. Esta fusão com a Allergan pode potenciar esta solução, diz a Bloomberg.