Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros da Portucel aumentam 2,3% e superam previsões

A Portucel terminou o primeiro trimestre do ano com um lucro de 41,78 milhões de euros, superando as estimativas dos analistas, num período em que a empresa beneficiou do aumento do preço da pasta de papel e da subida do dólar.

  • 3
  • ...

O resultado líquido da Portucel foi de 41,78 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, o que representa um crescimento de 2,3% face ao mesmo período do ano passado, revela a empresa em comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

 

Estes números superam as estimativas médias dos analistas consultados pela Reuters que apontavam para que a empresa liderada por Diogo Silveira (na foto) registasse lucros de 40 milhões de euros, em linha com o registado há um ano. Os analistas do BES eram os que projectavam o maior valor para os lucros, 41 milhões, pelo que este resultado fica acima até da expectativa mais optimista.

As receitas totais da Portucel aumentaram 6,4% para 388,8 milhões de euros, num período em que o preço da pasta de papel aumentou e o câmbio euro/dólar foi mais benéfico para a empresa. Têm sido estes últimos factores, com especial destaque para as variações cambiais, que têm impulsionado inclusivamente as acções da empresa, que este ano tem renovado consecutivamente máximos históricos.

 

As receitas geradas pela empresa incluem também "14,5 milhões de vendas relativas à AMS, empresa de tissue recentemente adquirida pela Portucel, que passou a estar incluída nos resultados apresentados pelo grupo", adianta a mesma fonte.

 

O EBITDA (resultados operacionais, amortizações e provisões) da Portucel nos três primeiros meses do ano foi de 81,4 milhões de euros, contra 78 milhões no mesmo trimestre de 2014, o que representou um aumento de 4,4%. Os analistas esperavam um EBITDA médio de 79,3 milhões.

 

Quanto ao futuro, a Portucel realça o impacto positivo que o fortalecimento do dólar tem na indústria do papel, prevê que a procura continue a aumentar, impulsionada pelo mercado chinês. Do lado negativo, a empresa fala na incerteza "quanto ao impacto no mercado da entrada da nova capacidade de pasta proveniente do Brasil, com arranque previsto em Maio, e cujo impacto relevante se deverá sentir a partir de Setembro."


A Portucel encerrou a sessão de terça-feira a recuar 1,52% para 4,54 euros.

(Notícia actualizada às 07h39 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Portucel resultados lucros receitas EBITDA pasta de papel indústria
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio