Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

"Hedge fund" questiona venda de bloco de acções da Cimpor

Um investidor inglês que é accionista minoritário da Cimpor, o "hedge fund" Whitebox, quer saber a quem e a que preço é que a InterCement Áustria, através da qual a Camargo Côrrea controla a cimenteira portuguesa, comprou 536.500 acções da empresa. É que idêntico número de títulos diminuiu na carteira de acções próprias da Cimpor.

07 de Fevereiro de 2014 às 10:28
  • 3
  • ...

O "hedge fund" britânico Whitebox enviou um requerimento à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) questionando o supervisor português sobre a compra de 536.500 acções da Cimpor por parte da InterCement Áustria, sociedade através da qual o grupo brasileiro Camargo Côrrea controla a cimenteira portuguesa, noticia o "Público". O accionista minoritário da empresa quer saber a quem e a que preço é que a aquisição foi feita.

 

As questões da Whitebox deixam implícita a suspeita de que aqueles títulos podem ter sido adquiridos à própria Cimpor, uma vez que o relatório e contas da empresa relativo a 30 de Junho de 2013, dá conta da diminuição de 536.500 títulos no número de acções próprias que a empresa tinha em carteira.

 

A CMVM "está a analisar" a transacção para poder responder ao requerimento do "hedge fund". Já a Cimpor, em resposta ao "Público",  limita-se a confirmar "a alteração da posição do accionista InterCement Áustria Holding apresentada no relatório e contas do primeiro semestre de 2013, não cabendo neste caso qualquer outro requisito de divulgação previsto no Código de Valores Mobiliários e/ou regulamentos da CMVM”.

 

O Whitebox controla entre um milhão e dois milhões de acções da Cimpor, tendo entrado no capital da empresa já depois da oferta pública de aquisição (OPA) que deu o controlo da cimenteira ao grupo brasileiro Camargo Côrrea. Já depois disso entrou com uma acção judicial contra a cimenteira e o seu maior accionista pelo facto de o prospecto da OPA não ter revelado que a Camargo iria transferir para a Cimpor uma dívida líquida de cerca de 2.000 milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais hedge fund Whitebox InterCement Camargo Côrrea
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio