Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fisipe quer avançar para despedimento colectivo de 60 trabalhadores

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul – Sitesul acusou hoje a administração da Fisipe de querer avançar com um despedimento colectivo de 60 trabalhadores até ao próximo mês de Agosto.

24 de Abril de 2018 às 20:49
  • ...

"Os trabalhadores foram informados da intenção da Fisipe de proceder ao despedimento colectivo, que deverá ter lugar até ao mês de agosto, alegadamente porque a empresa pretende fechar a linha de produção de fibra acrílica, mas nós pensamos que a empresa poderia recorrer a outras medidas previstas na Lei e que poderiam evitar os despedimentos", disse à agência Lusa Esmeralda Marques, do Sitesul.

 

"A administração comunicou aos trabalhadores que pretende continuar a apostar na fábrica do Lavradio, com uma linha de produção de fibra de carbono, pelo que poderia manter estes 60 trabalhadores, dar-lhes formação ou aproveitá-los para alguns serviços que são contratados a empresas externas", acrescentou.

 

Segundo Esmeralda Marques, a empresa não só comunicou a intenção de proceder ao despedimento colectivo de 60 trabalhadores como também manifestou a intenção de retirar o apoio médico que dá a ex-trabalhadores. "Alguns desses trabalhadores têm doenças profissionais contraídas ao serviço da empresa", disse.

 

Esmeralda Marques referiu ainda que já foram solicitadas reuniões com a Câmara Municipal do Barreiro, mas também com o Ministério da Economia e com o Ministério do Trabalho.

 

"Pensamos que é preciso avaliar bem a situação, até porque a Fisipe beneficiou, há cerca de cinco anos, de fundos comunitários para desenvolver alguns projectos", disse a dirigente do SITESUL, que não foi capaz de precisar que tipo de projectos e qual o financiamento comunitário que terá sido atribuído à empresa do concelho do Barreiro, no distrito de Setúbal.

 

Num plenário realizado no passado sábado, os trabalhadores decidiram avançar desde já com uma ação de protesto contra o despedimento colectivo, que passa por uma concentração e realização de um novo plenário junto à entrada da empresa, a partir das 09:00 do próximo dia 02 de maio.

 

A Fisipe é uma empresa produtora de fibras têxteis standard e de fibras acrílicas especiais, nomeadamente fibras pré-tintas, funcionais e para aplicações técnicas, que exporta quase toda a produção (99%).

 

Como refere a própria empresa na página oficial na internet, a Fisipe pretende fazer a conversão gradual de algumas linhas de produção de fibras têxteis já existentes para a produção destas novas fibras de elevada qualidade (PFC).  

 

A agência Lusa tentou ouvir a administração da Fisipe, mas não foi possível estabelecer contacto.

Ver comentários
Saber mais Esmeralda Marques Fisipe Sitesul Câmara Municipal do Barreiro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio