Notícia
Energia evita queda dos preços na produção industrial
O índice de preços na produção industrial em Portugal registou uma variação homóloga nula em Novembro. Excluindo a energia, os preços teriam descido 0,4%.
O índice de preços na produção industrial em Portugal ficou inalterado em Novembro face ao mesmo mês do ano passado, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta segunda-feira, 19 de Dezembro. Esta evolução acontece depois de pelo menos 12 meses consecutivos de quedas homólogas (os dados divulgados pelo INE só recuam até Novembro de 2015).
Excluindo o sector da energia – que registou uma subida homóloga de 1,6% em Novembro – o índice de preços diminuiu 0,4%.
As subidas observadas tanto na energia como nos bens de consumo compensaram as reduções nos restantes agrupamentos, como os bens intermédios, que registaram uma descida homóloga de 1,3%.
Em termos mensais, o índice de preços também registou uma variação nula no mês passado, depois do crescimento de 0,5% verificado em Outubro.
O agrupamento de energia, com uma subida de 0,3%, apresentou um contributo de 0,1 pontos percentuais para a variação mensal do índice total. Inversamente, o agrupamento de bens de consumo apresentou um contributo negativo de igual intensidade, em resultado do decréscimo de 0,2%.