Notícia
Encerramento das 16 lojas da Aerosoles põe em risco empresa de Esmoriz
As nove lojas de Portugal e as sete de Espanha vão encerrar no fim de Fevereiro, levando ao despedimento de 45 funcionários.
A falência do grupo norte-americano Aerogroup International, dono da marca de sapatos Aerosoles, pode colocar em risco a empresa de Esmoriz, MoveOn, que detém a licença de produção e comercialização da marca na Europa, Índia e África do Sul, revelam esta quarta-feira os jornais Expresso e Dinheiro Vivo.
O primeiro impacto vai ser o encerramento da rede de lojas da Aerosoles em Portugal (nove) e Espanha (sete), o que vai levar ao despedimento de 45 funcionários, revela o director-geral da MoveOn ao Expresso. E acrescenta ao Dinheiro Vivo: "Foi um ano mau. Muito mau. O Aerogroup International está em liquidação e deixou-nos um rombo de quase dois milhões de euros por receber". Os Estado Unidos absorviam 40% da produção e com a insolvência da casa-mãe a empresa de Esmoriz deixou de fabricar 200 mil pares de sapatos.
A MoveOn terá, este ano, um prejuízo de cerca de 2,5 milhões de euros. A empresa é o que resta da Investvar, que chegou a ser o maior grupo de calçado nacional, com 600 trabalhadores distribuídos por quatro fábricas, além de uma rede de 120 lojas em toda a Europa.
Em 2009, quando recorreu aos tribunais em situação de falência, acumulava cerca de 40 milhões de euros de dívidas. Só os prejuízos de 2008 foram de 20 milhões. Entretanto, a empresa foi comprada pela ECS Capital, o fundo de recuperação de empresas detido pelo Estado e pelos cinco maiores bancos nacionais que eram, também, os maiores credores da Investvar, e vendida, em 2010, aos indianos da Tata International, que renegociaram o uso da marca Aerosoles.