Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Almina: “Podemos trabalhar mais dez anos” nas minas de Aljustrel

As minas de Aljustrel, exploradas pela Almina, que empregam directa ou indirectamente 850 pessoas estarão em actividade pelo menos mais 10 anos. A empresa está a fazer estudos para atestar a viabilidade de novos negócios noutras regiões de Portugal.

Pedro Elias/Negócios
17 de Junho de 2014 às 19:02
  • ...

Os recursos geológicos são finitos, e, portanto, a questão da manutenção das explorações mineiras está sempre em cima da mesa. Qual é então a previsão do presidente da Almina, Humberto Costa Leite, para que a exploração de minério continue no distrito de Beja?

 

"Prevemos a manutenção durante vários anos, para já. Quando começámos a previsão era de seis ou sete anos. Estamos [em exploração] há três anos, e agora posso dizer que podemos trabalhar mais dez anos. Estou esperançado que cada ano que passa possamos alargar esse período todos os anos", antecipa o gestor durante a cerimónia de apresentação de contratos de incentivos fiscais, que decorreu esta terça-feira no Palácio das Laranjeiras, em Lisboa, no qual a empresa aprovou um investimento de 45 milhões de euros.

 

O mesmo responsável disse ainda que a Almina está interessada em manter-se no país, mesmo quando Aljustrel estiver em sobreexploração. "Estamos a desenvolver trabalhos noutras áreas do país para caso as coisas em Aljustrel levem a reduzir o trabalho possamos criar [empregos] noutras zonas", reforçou Costa Leite.

 

O investimento da empresa mineira prevê ainda que haja a manutenção de 337 postos de trabalho, segundo anuncia o Governo. Mas sem este investimento estas pessoas seriam todas despedidas? "O principio é de

Estamos a desenvolver trabalhos noutras áreas do país para caso as coisas em Aljustrel levem a reduzir o trabalho possamos criar [empregos] noutras zonas
 

manutenção e continuação de exploração da empresa. Não sou uma pessoa que seja pessimista em relação ao futuro. Não direi se os postos de trabalho seriam mantidos ou não, mas é evidente que esse investimento vai reforçar os postos de trabalho que lá temos e criar novos", resume o gestor.

 

No caso da Almina, este investimento está no terreno desde Maio. Deve prolongar-se nos próximos dois anos e prevê a criação de 20 postos de trabalho. O projecto visa o aumento da capacidade de extracção e processamento em 20%, e o aumento da taxa de recuperação de cobre contido no minério.

Ver comentários
Saber mais Almina Aljustrel minas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio