Notícia
AB InBev reduz os seus ganhos, prejudicada pelo Brasil
A cervejeira foi prejudicada pela crise no país e reduziu os seus ganhos no ano passado. A empresa tem no mercado brasileiro o seu segundo mais importante.
A cervejeira AB InBev reduziu os seus ganhos pela primeira vez desde que a sua formação, há mais de uma década, prejudicada pela performance no Brasil. A empresa, que inclui a Budweiser, Stella Artois and Corona, ou seja, mais de um quarto de toda a cerveja mundial, viu o mercado brasileiro descer mais do que era esperado, segundo a Reuters.
O EBITDA desceu e as acções do grupo reagiram em queda, seguindo a perder 2,60% para 101,20 euros.
A cervejeira reconheceu que a sua quota de mercado no Brasil tinha caído em 2016 e que a sua performance tinha sido "desapontante". Os administradores não irão receber bónus.
O EBITDA, com uma decida de 3,6% numa base comparável e excluindo impactos cambiais, atingiu os 5,25 mil milhões de dólares (4,9 mil milhões de euros), abaixo dos 5,58 mil milhões de dólares (5,2 mil milhões de euros) que os analistas contactados pela Reuters esperavam.
Sem o Brasil, os resultados no último trimestre subiram 6,4%, diz a cervejeira. Para o ano inteiro as vendas teriam descido 0,1%, face aos 1,4% que se verificaram efectivamente.