Notícia
Mapa: As diferenças por região entre comprar e arrendar casa
É na área de Lisboa que a diferença entre a renda e a prestação mensal pode ser mais expressiva. Em Sintra a renda pode duplicar o valor da mensalidade. Conheça as diferenças noutras regiões do país.
Comprar ou arrendar? Esta é a dúvida de muitas famílias na hora de escolher a casa. Com o crédito a ser novamente mais acessível, a aquisição deixou de ser adiada e voltou a ser uma opção. Mas compensa? Olhando apenas para as despesas mensais, e excluindo outros encargos associados, a diferença pode superar os 100%. Com desvantagem para o arrendamento.
O Negócios cruzou os dados das rendas divulgados pela Confidencial Imobiliário/LardoceLar.com com os dados da avaliação bancária publicados pelo INE. Foi considerado um imóvel com 100 metros quadrados e, no caso do crédito, foi tido em conta um financiamento a 30 anos de 80% do valor da avaliação, com "spread" de 1,90% (o melhor possível nas simulações efectuadas e que inclui a subscrição de alguns produtos), indexado à Euribor a 12 meses.
Do ponto de vista financeiro, tendo em conta as despesas mensais que terá com o imóvel, "arrendar" ao banco pode ser a opção mais vantajosa. Seja qual for a zona urbana da qual estivermos a falar. E, em alguns casos, as diferenças podem ser expressivas. É em Sintra que comprar casa compensa mais. Se um crédito exigiria uma prestação de 300 euros, arrendar teria um custo duas vezes mais elevado: 601,1 euros. Esta é mesmo a única zona que supera a capital, onde alugar custa mais 96,20% do que adquirir.
E esta é a realidade em todo território nacional. Em média, a diferença entre arrendar e comprar é de 63,8%, com vantagem para a aquisição. É na área do Porto, contudo, que o diferencial é menor. Se em Barcelos, a renda é 21% mais cara do que a prestação, no caso de Santa Maria da Feira, a diferença é de 38,8%. Foi utilizado apenas o valor da prestação, o que exclui os encargos iniciais com comissões bem como outras despesas mensais do crédito, como os seguros. Também não foram considerados impostos ou o valor do condomínio.
O que custa mais: arrendar ou comprar casa?