Notícia
Alojamento local no Porto próximo de esgotar na passagem de ano
Os apartamentos das tipologias mais elevadas já registam uma ocupação de mais de 80%. Os restantes, cujas marcações são tipicamente mais de última hora, devem ir pelo mesmo caminho, diz a Host Wise.
As casas disponíveis para alojamento local na cidade do Porto já superam uma ocupação de 80% para a noite de passagem de ano e o esperado é que a totalidade acolha visitantes, aponta a Host Wise.
No início do mês de dezembro, os apartamentos com maior capacidade – divididos entre T2 e T3 ou superior - já registavam taxas de ocupação de 84% e 86%, respetivamente. Sendo que "os apartamentos de tipologia inferior são reservados com menor antecedência", geralmente nos 22 dias imediatamente anteriores, "projeta-se que a cidade do Porto entre em 2020 com lotação esgotada", espera a Host Wise. A ocupação de T0 está, para já, nos 54% e a dos T1 nos 62%.
Estas estimativas baseiam-se nos dados agregados pelas plataformas AirDNA e PriceLabs, que agregam as mais de 8 mil unidades disponíveis para alojamento local nos sites Airbnb e Homeaway. A Host Wise, que consultou e divulgou os dados, é uma empresa de gestão de propriedades que trabalha sobretudo o setor do alojamento local.
A elevada ocupação acontece apesar de os preços destes alojamentos subirem cerca de 75% na altura da passagem de ano. Há aumentos em todas as tipologias mas no caso dos T1 o preço chega a duplicar: passa de 68 euros por noite na semana anterior para os 136 euros. As propriedades mais caras da cidade podem ultrapassar os 500 euros para a noite de dia 31.
A cidade do Porto tem vindo a afirmar-se como um dos destinos favoritos para a passagem de ano em Portugal. Posiciona-se acima das restantes cidades do país a nível de procura e é ultrapassada apenas pela Madeira a nível de preço médio, regista ainda a Host Wise.