Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Projeto de energia das ondas da CorPower Ocean em Portugal desperta interesse da Total Energies

Colocado no mar em agosto, o conversor de energia das ondas já sobreviveu a várias tempestades e a ondas até 18 metros. Em outubro, e após apenas sete semanas "on site", o conversor de energia das ondas começou a exportar energia elétrica para a rede elétrica portuguesa.

05 de Dezembro de 2023 às 11:27
  • ...
A empresa sueca CorPower Ocean, que está a testar o poder das ondas para gerar energia elétrica no norte de Portugal, na costa ao largo da Póvoa do Varzim (Aguçadoura) - o mesmo local onde foram testadas as plataformas eólicas flutuantes do parque Windfloat Atlantic, da Ocean Winds (EDP e Engie) - anunciou esta terça-feira que o projeto-piloto HiWave-5 atraiu a atenção da gigante energética francesa Total Energies. 

Em causa está a tecnologia inovadora que a CorPower Ocean tem vindo a desenvolver desde 2012, chamada "Wave Energy Converter" (WEC, ou conversor de energia das ondas, em portugês). Na prática, trata-se de um enorme dispositivo (uma espécie de bóia marítima em tamanho gigante, como se pode ver na foto), flutuante e ancorado ao fundo do mar, que usa a forte ondulação dos oceanos para produzir eletricidade e injetá-la na rede elétrica, através de um cabo submarino.

O potencial desta fonte de energia renovável produzida no mar e o projeto que está já a decorrer em Portugal despertaram então a curiosidade da Total Energies, que vai agora juntar-se ao programa da CorPower Ocean que permite a partilha dos detalhes da tecnologia com outras empresas do setor. Denominado "Pilot Access Program", este programa permitirá então à energética francesa ter acesso privilegiado aos dados e informações dos testes realizados no país, e assim "avaliar esta tecnologia como uma das soluções para a descarbonização" da empresa .

Colocado no mar em agosto, o equipamento já sobreviveu entretanto a várias tempestades (Babet, Aline, Ciarán e Domingos), e a ondas até 18 metros. Em outubro, e após apenas sete semanas "on site", o conversor de energia das ondas começou a exportar energia elétrica para a rede elétrica portuguesa

"Como empresa multienergética global, a Total Energies está comprometida com uma energia melhor, que seja cada vez mais sustentável, confiável e acessível a um maior número de pessoas. Prevê-se que esta participação no programa da CorPower Ocean possa apoiar as ambições da Total Energies de abordar a transição energética de forma mais ampla, englobando toda a sua produção e produtos energéticos", referiu a empresa em comunicado. A energética francesa dedica-se ao petróleo e biocombustíveis, gás natural e gases renováveis e eletricidade. 

Durante o programa, a CorPower Ocean vai não só dar à Total Energies um "acesso abrangente aos dados, resultados e operações do programa de testes" do dispositivo C4 WEC já instalado no mar em Portugal, como também, numa segunda-fase, informações mais completas em relação ao total dos quatro conversores de energia da sondas que compõem o projeto HiWave-5 (1,2 MW). 

"Ao seguir de perto o projecto HiWave-5 e a sua implementação, a Total Energies pretende confirmar a progressão do desenvolvimento e amadurecimento desta tecnologia de energia das ondas. A cooperação entre as duas empresas vai ajudar a solidificar as projeções de custos e aumentar a exatidão das avaliações técnico-económicas", acrescentou ainda a empresa. Em troca, a Total Energies "poderá dar o seu próprio contributo para o plano de testes, com base na sua experiência em instalação, manutenção e operações offshore".

"Estamos entusiasmados em receber a Total Energies como novo parceiro. O programa de acesso é uma ferramenta poderosa para aumentar a confiança na nossa tecnologia e capacidade de entrega dos equipamentos. Este é apenas o início da nossa jornada com a Total Energies. Acreditamos no potencial da energia das ondas na transição para a neutralidade carbónica", disse o diretor comercial da CorPower Ocean, Kevin Rebenius. A tecnologia de energia das ondas da CorPower Ocean está a ser desenvolvida e testada há mais de uma década, com métricas que provam que a energia das ondas é uma fonte de energia fiável e competitiva, garante a empresa.

No final do verão, a CorPower Ocean deu finalmente conta de ter instalado a quatro quilómetros da costa portuguesa (e conectado à rede elétrica nacional) a primeira unidade à escala comercial do piloto Hiwave5, que prevê o uso de quatro conversores de energia das ondas. O projeto prevê um investimento de 16 milhões de euros. Desde o final de 2022 que a empresa tinha já instalada no local a âncora que prende o conversor ao fundo do mar. O equipamento em testes tem uma potência de 300 kW e antes de chegar ao mar português foi testado "a seco" em Estocolmo, num simulador.
Ver comentários
Saber mais Empresas Gás natural Energia e recursos Energia eólica Portugal Aguçadoura Engie Energias de Portugal Ocean Winds TotalEnergies
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio