Notícia
Renováveis abasteceram mais de 80% do consumo de electricidade em Março
Devido à chuva, a maioria do consumo no país foi à base de energia hídrica, com a ajuda da eólica. Já o índice de hidraulicidade atingiu o nível mais alto de sempre para o mês de Março.
As energias renováveis abasteceram mais de 80% do consumo de electricidade em Portugal em Março, mês marcado pela forte chuva registada em todo o país.
A produção de electricidade a partir de energia hídrica subiu assim 145% em Março face a mês homólogo para os 2.550 gigawatts hora (GWh), segundo os dados divulgados pela REN esta segunda-feira, 2 de Abril. Já a energia eólica disparou 54% para 1.958 GWh.
Em termos de energias fósseis, a produção de electricidade a partir de gás natural desceu 52% para 594 GWh, enquanto a produção a partir de carvão recuou 344 GWh.
Já o saldo de trocas com o estrangeiro "voltou a ser fortemente exportador equivalendo a cerca de 19% do consumo", aponta a REN.
O consumo de electricidade durante o mês de Março subiu 9,7% para 4.650 GWh, com a REN a apontar que isto deveu-se a "um acentuado desvio das temperaturas face aos valores normais para este mês".
É de destacar que Março de 2018 vai ficar na história como o Março com as melhores condições para produzir electricidade a partir das barragens em 47 anos.
"Após um período de 17 meses consecutivos com afluências inferiores aos valores médios, as condições hidrológicas inverteram-se, registando-se um índice de hidraulicidade de 2,22 (média histórica igual a 1), que passou a ser o valor mais elevado de sempre dos registos da REN (desde 1971) para o mês de Março", aponta a REN.
O índice de hidraulicidade é a quantidade de água que aflui para as barragens e a partir da qual potencialmente se produz energia.